Sábado, 06 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Mais de 20 cursos deixarão de existir na modalidade EaD no Brasil em setembro

Educação

Mais de 20 cursos deixarão de existir na modalidade EaD no Brasil em setembro

MEC determina fim da modalidade EaD para cursos de Saúde e Licenciaturas, que deverão ser ofertados apenas em formato presencial ou semipresencial

Mais de 20 cursos deixarão de existir na modalidade EaD no Brasil em setembro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de setembro de 2025 às 07:47

Atualizado: no dia 05 de setembro de 2025 às 08:22

A Nova Política de Educação a Distância, instituída pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do decreto nº 12.456, publicado em maio deste ano, estabelece que cursos das áreas de Saúde e Licenciaturas não poderão mais ser ofertados integralmente na modalidade EaD. A determinação prevê a extinção até a primeira quinzena de setembro, em todo o Brasil.

Pela nova regra, graduações como Direito, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia deverão ser realizadas exclusivamente no modelo presencial. Outros cursos da área da Saúde, como Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Terapia Ocupacional, além de Licenciaturas como Geografia, História, Física, Química, Pedagogia, Matemática, Biologia, Artes, Filosofia, Letras e Sociologia, só poderão ser oferecidos em formatos presenciais ou semipresenciais.

A determinação previa que a extinção da modalidade EaD para esses cursos acontecesse em até 90 dias após a publicação do decreto, ou seja, até agosto deste ano. No entanto, diversas instituições solicitaram a possibilidade de adaptação para o modelo semipresencial, como forma de garantir a continuidade das graduações em parte do formato a distância.

Os cursos que já estão em andamento, com alunos matriculados, permanecem funcionando normalmente até a conclusão das turmas.