
Educação
UFBA desenvolve plataforma de saúde corporativa durante Hackathon
Startup desenvolvida por equipe da universidade usa inteligência artificial para promover saúde preventiva no ambiente corporativo

Foto: Divulgação/CRA-BA
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) conquistou protagonismo no Hackathon promovido pelo Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) com o projeto Plataforma Saúde Conectada ESG. A iniciativa foi desenvolvida pela Equipe AYA, vinculada ao ÌmoLab e apresentada durante as celebrações do Prêmio João Eurico da Mata. O resultado foi anunciado em agosto, e a cerimônia oficial de premiação ocorreu na última quarta-feira (17), em Salvador.
Hackathon é uma maratona de programação em que participantes se reúnem por um período definido para criar soluções tecnológicas. A proposta premiada evoluiu para a criação da Aysio AI Health Platform, uma startup focada em saúde preventiva corporativa. A solução utiliza inteligência artificial, monitoramento em tempo real e análise preditiva de dados para antecipar riscos, reduzir afastamentos e apoiar empresas na promoção do bem-estar de seus colaboradores.
Além da vitória da Equipe AYA, outra equipe da UFBA também se destacou no Hackathon. O grupo Ìmovação ficou em terceiro lugar, ao destacar o papel da universidade no desenvolvimento de projetos inovadores que unem tecnologia, gestão e impacto social.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.