Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

MEC suspende edital que cria cursos de Medicina

Educação

MEC suspende edital que cria cursos de Medicina

Chamamento público foi adiado pelo menos quatro vezes

MEC suspende edital que cria cursos de Medicina

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Por: Metro1 no dia 10 de outubro de 2025 às 11:24

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu por 120 dias o edital que previa a criação de novos cursos de Medicina no país. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro Camilo Santana. Com isso, o resultado preliminar do chamamento público lançado em 4 de outubro de 2023, que deveria ter sido divulgado nesta mesma data, foi adiado pela quarta vez.

Na última fase divulgada do processo, 36 instituições baianas estavam entre as concorrentes à abertura de novas graduações em Medicina.

O edital nº 1/2023 foi elaborado com base em projeções da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), que buscavam aproximar o Brasil, ao longo de uma década, da média de médicos por habitante dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A expectativa era de criação de 5.700 novas vagas em cursos de Medicina.

No entanto, entre 2018 e 2022, vigorou no país uma “moratória” que impediu a criação de novos cursos da área. Nesse período, mais de 360 decisões judiciais obrigaram o MEC a analisar pedidos de abertura ou ampliação de vagas em cursos de Medicina, o que gerou um acúmulo estimado em cerca de 60 mil vagas potenciais.