Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Lula lança Carteira Nacional Docente e afirma que “a educação é o começo”

Educação

Lula lança Carteira Nacional Docente e afirma que “a educação é o começo”

O documento pode ser solicitado a partir de amanã

Lula lança Carteira Nacional Docente e afirma que “a educação é o começo”

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 15 de outubro de 2025 às 14:22

Atualizado: no dia 15 de outubro de 2025 às 14:47

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (15), durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Professor, a Carteira Nacional Docente do Brasil, documento que beneficiará cerca de 2,7 milhões de professores em todo o país e pode ser solicitada a partir de amanhã. Para ter acesso à carteira, o docente precisa possuir CPF regular na Receita Federal e estar em exercício em alguma instituição de ensino.

Durante o evento, realizado no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, Lula destacou que investir em educação é uma decisão política recente na história do Brasil. “Aqui demorou 420 anos para fazer a primeira universidade, porque havia uma decisão política, da predominância de uma certa elite brasileira que achava que tinha que ser assim”, afirmou o presidente.

Lula também anunciou a criação da Universidade Federal Indígena e da Universidade do Esporte, ainda este ano. “Da parte do nosso governo não faltará atitude para tentar melhorar a educação nesse país. Eu acordo todo dia querendo que esse país nunca mais tenha um presidente da República que não tenha diploma universitário. Eu quero que tenha muitos diplomas universitários, mas que coloque o seu conhecimento a serviço do povo e não a serviço de bens pessoais”, declarou.

O presidente ressaltou ainda o papel transformador da educação. “A educação é o começo. A educação é aquele caminho que a gente aponta e vê uma luz no fim do túnel. Mas também não é só a educação que politiza, porque está cheio de gente muito atrasada ideologicamente nas universidades brasileiras e nas escolas”, afirmou.