Educação
Pesquisador brasileiro vence prêmio da Unesco por pesquisas sobre ética na inteligência artificial

Inep reforça orientações para evitar imprevistos e garantir tranquilidade durante o exame

Foto: Brenda Rocha/Shutterstock
Os candidatos que farão o Enem 2025 neste domingo (9) devem se atentar ao que é permitido levar para o local de prova. O documento oficial de identificação com foto é obrigatório para a entrada pode ser apresentado nas versões física ou digital, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), CNH, RG ou e-Título, desde que exibidos nos aplicativos oficiais do governo, como o Gov.br. Prints ou fotos do documento não serão aceitos. O Inep também recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, com informações sobre local, data e horário da prova.
A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é o único instrumento aceito para preencher o cartão-resposta e a redação. Participantes com atendimento especializado, como pessoas com transtorno do espectro autista, podem usar canetas coloridas transparentes apenas para marcar o caderno de questões. Além disso, os candidatos podem levar lanches e medicamentos necessários, que serão vistoriados pelo chefe de sala antes do início do exame.
Todos os demais objetos pessoais, como celular, relógio, fones de ouvido, chaves eletrônicas, lápis, borracha, livros, anotações, bonés e óculos escuros, devem ser guardados no envelope porta-objetos, lacrado e mantido debaixo da cadeira durante toda a prova. O objetivo é garantir segurança e evitar eliminações por descumprimento das regras. As provas começam às 13h30 (horário de Brasília) e terminam às 19h.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.