Domingo, 16 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Governo envia ao Congresso projeto para criar 8,6 mil novos cargos na educação

Educação

Governo envia ao Congresso projeto para criar 8,6 mil novos cargos na educação

Projetos encaminhados ao Congresso ampliam quadro federal da educação e criam novo plano de cargos no MEC

Governo envia ao Congresso projeto para criar 8,6 mil novos cargos na educação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 15 de novembro de 2025 às 17:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (14), duas mensagens ao Congresso Nacional que tratam da ampliação do quadro de pessoal na área de educação. As propostas preveem a criação de milhares de novos cargos e a estruturação de um plano especial para o Ministério da Educação (MEC).

A primeira iniciativa altera a Lei Orçamentária para autorizar a abertura de 8,6 mil vagas de magistério superior e de técnicos administrativos em educação. Com isso, o total de cargos passará de 21.204 para 29.804. Já o segundo projeto institui um novo plano de cargos para o MEC, incluindo funções de níveis superior, intermediário e auxiliar.

Durante cerimônia no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, onde 262 personalidades receberam a Ordem do Mérito Educativo, Lula afirmou que investir em educação é mais eficaz e econômico do que lidar com consequências sociais da falta de oportunidades.

“É mais barato manter uma criança na escola do que um jovem na cadeia”, disse o presidente. Ele também criticou a resistência histórica de setores da elite ao acesso universal à educação e destacou que o Brasil ainda forma menos universitários, proporcionalmente, que países como Chile e Argentina.

Lula antecipou ainda que, até o fim do mês, pretende anunciar a criação da Universidade dos Esportes e da Universidade Indígena.