Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para o MK Entrevista>>

Sábado, 22 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Ministro da Educação descarta cancelamento do Enem após anulação de três questões

Educação

Ministro da Educação descarta cancelamento do Enem após anulação de três questões

Camilo Santana afirma que decisão foi técnica e que resultados serão divulgados em janeiro

Ministro da Educação descarta cancelamento do Enem após anulação de três questões

Foto: Angelo Miguel/MEC

Por: Metro1 no dia 21 de novembro de 2025 às 18:20

O ministro da Educação, Camilo Santana, publicou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (21) para tranquilizar os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois últimos domingos. A possibilidade de anulação do exame surgiu após um universitário transmitir uma live com pelo menos cinco questões muito parecidas com itens que caíram na prova oficial.

Devido ao “esquema”, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três dessas questões “antecipadas” e acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Segundo Santana, o cenário de cancelamento está descartado e a decisão de anular somente esses três itens foi “técnica de prevenção e de isonomia, para não prejudicar nenhum aluno”.

"Queria tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova. O Enem não será cancelado", afirmou o ministro. Ele reforçou que a previsão de divulgação do resultado em janeiro está mantida.

As questões anuladas foram:

  • Fotossíntese: 115 (cinza), 121 (amarela), 132 (verde) e 123 (azul)
  • Grito: 118 (cinza), 115 (amarela), 135 (verde) e 132 (azul)
  • Parcelamento de R$ 60 mil: 172 (cinza), 178 (amarela), 168 (verde) e 174 (azul)

Mesmo com a retirada dos itens, a nota dos participantes não será prejudicada. Isso ocorre porque o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não calcula a pontuação com base apenas no número de acertos. Os valores máximos e mínimos da prova variam conforme a combinação das questões e o nível de dificuldade.

Com isso, dois candidatos podem acertar a mesma quantidade de perguntas e ainda assim obter notas diferentes, já que cada item possui um peso específico dentro do modelo estatístico.