
Educação
MEC prorroga inscrições do Fies 2026.2 até domingo
Prazo termina às 23h59 deste domingo (19), seleção do segundo semestre oferece mais de 75 mil vagas em instituições privadas de ensino superior

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Os estudantes interessados em disputar uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganharam mais um dia para realizar a inscrição. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até as 23h59 deste domingo (19) o prazo para participar do processo seletivo do segundo semestre de 2026.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único ao Ensino Superior.
Ao todo, o Fies disponibiliza 75,5 mil vagas em 1.274 instituições privadas de ensino superior, abrangendo 28.741 opções de cursos e turnos. O quantitativo reúne as vagas originalmente previstas para esta edição, além das oportunidades remanescentes do primeiro semestre que não foram preenchidas.
Requisitos para participar
Podem concorrer os candidatos que fizeram pelo menos uma edição do Enem a partir de 2010, obtiveram média mínima de 450 pontos nas provas, não zeraram a redação e possuem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Já o Fies Social é voltado para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com cadastro ativo e renda familiar de até meio salário mínimo por integrante da família.
Datas do processo seletivo
Apesar da prorrogação das inscrições, o restante do cronograma permanece o mesmo:
- Inscrições: até 19 de julho;
- Resultado da chamada única: 30 de julho;
- Complementação da inscrição: de 31 de julho a 4 de agosto;
- Convocações da lista de espera: de 7 de agosto a 24 de setembro.
Os candidatos que não forem pré-selecionados na chamada única passarão automaticamente a integrar a lista de espera.
s.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

