Eleições 2024
TSE confirma elegibilidade e posse de Sheila Lemos como prefeita reeleita de Vitória da Conquista

Candidatas foram eleitas no domingo de segundo turno
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Emília Corrêa (PL), de Aracaju - SE, e Adriane Lopes (PP), de Campo Grande - MS, são as únicas mulheres eleitas prefeitas para capitais no país. Ambas triunfaram nas eleições de segundo turno realizadas neste domingo (27) e tomarão posse em 2025.
No total, seis candidatas também foram ao segundo turno em suas respectivas cidades, mas não foram eleitas. Sendo elas: Rose Modesto (União), de Campo Grande - MS; Natália Bonavides (PT), de Natal - PE; Janad Valcari (PL), de Palmas - TO; Maria do Rosário (PT), de Porto Alegre - RS; Cristina Graeml (PMB), de Curitiba - PR; e Mariana Carvalho (União), de Porto Velho - RO. Esse número significa uma diminuição em relação a 2020, quando 20 mulheres participaram do segundo turno.
De acordo com um levantamento realizado pela Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, a quantidade de mulheres eleitas em 2024, somando prefeitas e vereadoras, cresceu em dois pontos percentuais em comparação com as eleições de 2020. Neste ano, elas correspondem a 17,92% dos eleitos, enquanto nas últimas eleições esse percentual era de 15,83%.
Em 2020, do total de 58 mil cadeiras disponíveis para vereadores, 9,3 mil (ou 16,13%) foram ocupadas por mulheres. Neste ano, de 58,3 mil vagas, 10,6 mil (18,24%) foram preenchidas por elas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.