
Home
/
Notícias
/
Eleições 2026
/
PF abre investigação sobre possível interferência dos EUA nas eleições brasileiras, diz Andrei Rodrigues
Eleições 2026
PF abre investigação sobre possível interferência dos EUA nas eleições brasileiras, diz Andrei Rodrigues
Diretor-geral Andrei Rodrigues afirmou que apuração é preliminar e disse não haver risco efetivo ou elemento concreto sobre plano contra embaixadas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou neste domingo (4) que a corporação abriu um procedimento preliminar para investigar uma possível interferência dos Estados Unidos nas eleições brasileiras.
Segundo Andrei, a PF recebeu uma representação da Advocacia-Geral da União (AGU) após uma reportagem do jornal *The Guardian* sobre um projeto norte-americano chamado “Combate à Litigância Deliberativa e à Censura no Brasil”. A iniciativa previa cerca de R$ 5 milhões para grupos de oposição a supostos abusos do poder judicial e censura do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Recebemos uma representação da AGU sugerindo apuração de interferência externa. Foi encaminhado para a Diretoria de Inteligência para dar início à apuração. É uma investigação em andamento, um procedimento prévio. Não foi publicada a portaria do inquérito, mas já temos uma investigação em curso.”
De acordo com o diretor-geral, a apuração ainda não resultou na instauração formal de um inquérito. Andrei também afirmou que **não há risco efetivo ou elemento concreto** sobre a existência de um plano contra as embaixadas dos Estados Unidos e da Austrália em Brasília.
As duas representações diplomáticas suspenderam atendimentos consulares às vésperas das eleições por medidas de segurança relacionadas a uma suposta ameaça de ataque terrorista.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

