Domingo, 04 de outubro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Eleições 2026

/

Votação não termina às 17h para quem já está na fila; entenda

Eleições 2026

Votação não termina às 17h para quem já está na fila; entenda

Eleitores receberão senhas para votar após às 17h, afirma o TSE

Votação não termina às 17h para quem já está na fila; entenda

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de outubro de 2026 às 16:38

Atualizado: no dia 04 de outubro de 2026 às 16:45

Durante o primeiro turno das Eleições 2026 neste domingo (4), eleitores de diversas regiões do país enfrentaram filas e demora para votar. A previsão é que a votação seja encerrada às 17h, no horário de Brasília. Quem ainda estiver na fila nesse momento poderá votar. 

Os eleitores serão identificados pelos mesários, que entregarão senhas que asseguram o acesso à seção. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que a votação segue até que o último eleitor com senha tenha registrado seu voto. Na prática, apenas quem entrar na fila até as 17h poderá votar mesmo depois desse horário. 

Depois disso, se iniciam o encerramento da seção e os procedimentos de fechamento da urna. Os dados são gravados e enviados para apuração. O horário de votação é o mesmo em todo o país seguindo o fuso de Brasília. Nos estados com fuso diferente, segue-se o relógio local.