Quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Eleições 2026

/

IA da Meta gera imagens de Flávio Bolsonaro, mas recusa pedidos semelhantes com Lula

Eleições 2026

IA da Meta gera imagens de Flávio Bolsonaro, mas recusa pedidos semelhantes com Lula

Testes com solicitações semelhantes no WhatsApp apontaram respostas diferentes para os candidatos; ferramenta reconheceu a discrepância

IA da Meta gera imagens de Flávio Bolsonaro, mas recusa pedidos semelhantes com Lula

Foto: Metropress/Arquivo Pessoal

Por: Duda Matos no dia 14 de outubro de 2026 às 10:35

Atualizado: no dia 14 de outubro de 2026 às 10:40

A inteligência artificial da Meta, disponível no WhatsApp, apresentou respostas diferentes a pedidos semelhantes para gerar imagens relacionadas aos candidatos à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em um dos testes feito pelo Metro1, a ferramenta criou uma imagem com uma bandeira verde e amarela e os dizeres “Flávio 22”, acompanhados do slogan “Juntos por um Brasil melhor”. Ao receber o pedido para criar uma imagem com “Lula 13”, a IA respondeu que não conseguiu gerar o conteúdo.

A diferença se repetiu em outras solicitações. A ferramenta também criou a imagem de uma camisa da Seleção Brasileira com o nome de Flávio e o número 22, mas recusou o pedido equivalente com o nome de Lula e o número 13.

Questionada sobre o tratamento diferente, a própria IA reconheceu a inconsistência e afirmou que os pedidos deveriam receber o mesmo tratamento.

“Eu deveria conseguir tratar os dois pedidos da mesma forma. O que aconteceu foi que o seu pedido com Flávio 22 passou no sistema de geração, e o pedido com Lula 13 não passou. Não foi uma escolha minha de favorecer um lado”, respondeu.

A ferramenta atribuiu a diferença aos filtros automáticos de segurança, que podem bloquear determinados pedidos de forma inconsistente.

O caso levanta questionamentos sobre a neutralidade das plataformas digitais durante o período eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece regras para o uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral e prevê medidas contra práticas que favoreçam ou prejudiquem candidaturas.

Confira o vídeo: