
Home
/
Notícias
/
Eleições 2026
/
Brasil registra 663 denúncias de assédio eleitoral no trabalho em outubro
Eleições 2026
Brasil registra 663 denúncias de assédio eleitoral no trabalho em outubro
País teve média de 35 registros por dia até 19 de outubro; número de denúncias em setembro cresceu 713% em relação ao mesmo mês de 2022

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Brasil registrou 663 denúncias de assédio eleitoral no trabalho entre os dias 1º e 19 de outubro de 2026, segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT). O número representa uma média de 35 registros por dia, em meio à disputa pelo segundo turno das eleições, marcado para domingo (25).
O assédio eleitoral ocorre quando empregadores tentam interferir na escolha política dos trabalhadores, por meio de ameaças de demissão, rebaixamento de cargo ou redução salarial caso votem em determinado candidato. A prática também pode envolver a distribuição de material de campanha ou a realização de eventos políticos no ambiente de trabalho.
Em setembro, o MPT já havia identificado um aumento de 713% nas denúncias em comparação com o mesmo mês das eleições de 2022. Naquele ano, foram registrados 68 casos, enquanto setembro de 2026 terminou com 553 denúncias.
Trabalhadores mais vulneráveis são os principais alvos
De acordo com o MPT, as principais vítimas são trabalhadores da iniciativa privada, especialmente aqueles com menor renda e mais vulneráveis à pressão econômica dos empregadores. No serviço público, a preocupação recai principalmente sobre ocupantes de cargos comissionados, que podem sofrer pressões de gestores.
O aumento das denúncias, no entanto, não significa necessariamente que os casos tenham crescido na mesma proporção. Segundo o órgão, a maior conscientização da população sobre o que caracteriza assédio eleitoral também contribui para ampliar os registros.
Entre as medidas adotadas para facilitar o recebimento das denúncias estão os plantões eleitorais nos fins de semana e acordos de cooperação para agilizar a troca de informações com instituições como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público Eleitoral.
Neste ano, o MPT também passou a utilizar inteligência artificial para classificar denúncias e identificar registros relacionados a uma mesma empresa, o que permite organizar as informações e mapear possíveis irregularidades com mais rapidez.
Empresas podem ser multadas
As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo site do Ministério Público do Trabalho. Após o recebimento, o órgão investiga os fatos e pode entrar em contato com a empresa denunciada.
Em 2026, já foram firmados 36 termos de ajustamento de conduta entre o MPT e empresas. Quando não há solução ou existe resistência, o órgão pode ajuizar ações civis públicas. Até o momento, foram apresentadas 25 ações, das quais 24 tiveram liminares concedidas.
O descumprimento de uma liminar pode resultar em multa e indenização por dano moral coletivo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

