Entretenimento
Maria Bethânia anuncia turnê dos 60 anos de carreira

Vocalista da banda Kard, Jiwoo afirmou: "Se soubessemos o que estava acontecendo, ficaríamos bravos"
Foto: Divulgação
Jiwoo, cantora da banda sul-coreana Kard, uma das mais famosas do mundo no gênero k-pop, falou em entrevista recente ao canal “Archive-K”, no YouTube, sobre a situação de racismo vivida no Brasil, mais precisamente no Programa Raul Gil, no SBT, em 2017. “Ele foi racista e eu fiquei sorrindo sem entender nada”, disse ela.
Na ocasião, a banda estava lançando o single “Oh Nana”, e participar do programa era um dos compromissos da agenda. O apresentador Raul Gil fez uma série de brincadeiras, disse que os integrantes do grupo deveriam “abrir os olhos” e tentou imitar a pronúncia de um idioma asiático de forma debochada. A intérprete, notadamente constrangida, não traduziu os comentários aos cantores.
“No começo, quando fui ao Brasil, eu sofri muita discriminação racial. Era um programa de TV com grande audiência, com uma pessoa que era praticamente o mestre de cerimônia da nação, e ele era racista. Nós não percebemos isso na época. Quando notamos, bem depois, doeu muito. Se soubessemos o que estava acontecendo, ficaríamos bravos. Talvez teríamos até saído do palco", desabafou Jiwoo.
Além dela, o Kard é formado por BM, Somin e J.Seph. O quarteto é o único grupo misto do k-pop atualmente. Entre os seus principais hits estão músicas como “ICKY”, “GUNSHOT”, “Hola Hola”, “Ring The Alarm” e “Bomb Bomb”.
Em entrevista, KARD falou sobre o episódio de desconforto que sofreram enquanto passavam pelo Brasil no Programa do Raul Gil.
— Nunca Pause O MV (@npomvtt) November 9, 2023
'Ele era praticamente o MC da nação e ele era racista e não percebemos na época'.pic.twitter.com/ta0NyVgpOb
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.