Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023

Entretenimento

Shakira faz acordo e evita julgamento por sonegar 14,5 milhões de euros

O processo convocou 117 testemunhas, incluindo ex-namorados e até ginecologistas da cantora

Shakira faz acordo e evita julgamento por sonegar 14,5 milhões de euros

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 20 de novembro de 2023 às 07:30

Shakira fez um acordo com a acusação, nesta segunda-feira (20), para não ter que ir a julgamento no processo que envolve a sonegação de 14,5 milhões de euros (R$ 77,8 milhões) em imposto de renda espanhol entre 2012 e 2014. Parte do acordo é a troca da pena de prisão por multas para a cantora colombiana, determinou o juiz na primeira audiência.

O processo arrolou, inicialmente, 117 testemunhas. Todas elas tiveram relações pessoais ou profissionais com Shakira, inclusive o seu ex-namorado Antonio de la Rúa. Ele foi convocado especialmente por ocupar cargos em empresas que, segundo a acusação, serviam para canalizar receitas milionárias para paraísos fiscais.

A artista é acusada de ter usado a Espanha como sua base de operações, local para onde regressou após concertos ou turnês, sem, no entanto, ter recolhido os impostos devidos. O inspetor da Fazenda responsável pelo caso fez um trabalho de detetive para reconstituir o cotidiano da cantora e comprovar que ela passou mais de metade do ano em Barcelona, condição para se considerar um cidadão residente fiscal.