Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Entretenimento

Gravadora Universal retira todas as suas músicas do TikTok, incluindo artistas como Taylor Swift e Bob Dylan

A empresa acusou a plataforma de "tentar construir um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo pela música"

Gravadora Universal retira todas as suas músicas do TikTok, incluindo artistas como Taylor Swift e Bob Dylan

Foto: Taylor Swift/Divulgação

Por: Metro1 no dia 01 de fevereiro de 2024 às 11:03

A gravadora Universal Music, que tem em seu catálogo artistas como Taylor Swift, Drake, Bob Dylan, Billie Eilish e muitos outros, retirou todo seu conteúdo musical do TikTok e do TikTok Music. De acordo com a multinacional, eles pressionaram a plataforma por compensações apropriadas para artistas e compositores em suas discussões de renovação de contrato. E, como não foram atendidos, tampouco renovaram.

O contrato entre a Universal e o TikTik expirou nesta quarta-feira (1°) e, na manhã desta quinta as músicas já não estão mais disponíveis na plataforma.

Em carta enviada à comunidade de artistas e compositores, a Universal acusou o TikTok de "tentar construir um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo pela música". O comunicado afirma também que a rede social propôs pagar aos artistas e compositores uma taxa que é uma "fração da taxa" que as principais plataformas em situação semelhante pagam.

Já o Tiktok se manifestou na terça-feira (30) alegando que as declarações da gravadora são falsas. "É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores", diz a nota da plataforma chinesa. E prossegue: "Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos".

Outros artistas da Universal Music que já não têm seus conteúdos no TikTok são, entre outros: Justin Bieber, The Weeknd, Harry Styles e Adele.