Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Entretenimento

/

Programa Recordar é TV celebrará genialidade do cartunista Ziraldo

Entretenimento

Programa Recordar é TV celebrará genialidade do cartunista Ziraldo

Também serão incluídos trechos do ABZ do Ziraldo, programa apresentou pelo artista na emissora pública, entre 2009 e 2016

Programa Recordar é TV celebrará genialidade do cartunista Ziraldo

Foto: Arquivo/Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 12 de abril de 2024 às 16:12

Atualizado: no dia 12 de abril de 2024 às 16:20

O programa Recordar é TV, da TV Brasil, homenageará um dos maiores cartunistas brasileiros, ao celebrar a genialidade de Ziraldo. O especial será exibido neste sábado às 18h30, resgatando preciosidades do acervo da emissora pública como o programa A Verdade, de 2022, quando o artista detalhou o processo criativo e mergulhou em obras como Flicts e O Menino Maluquinho.

Também serão incluídos trechos do ABZ do Ziraldo, programa apresentou pelo artista na emissora pública, entre 2009 e 2016, dedicado ao público infantil. Há ainda trechos do Caminhos da Reportagem, de 2012, que celebrou os 80 anos do autor.

Ziraldo levou ainda o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1980, com O Menino Maluquinho, e novamente em 2012, com Os Meninos do Espaço. As obras viraram filme, séries e peças de teatro. Também se destacou por usar a arte como forma de resistência à ditadura militar. Ele fundou e dirigiu o famoso periódico O Pasquim, que fez oposição ao regime.

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira, a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.