Entretenimento
Rubel e Jammil; confira agenda cultural do fim de semana

O título de Patrono é conferido a brasileiros falecidos há pelo menos 10 anos
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta sexta-feira (12), por meio de lei publicada no Diário Oficial da União, o reconhecimento dos compositores Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues como patronos da Música Popular Brasileira.
O título de Patrono é conferido a brasileiros falecidos há pelo menos 10 anos que tenham se destacado por “excepcional contribuição ou especial dedicação” ao segmento homenageado.
Lupicínio Rodrigues, nascido em Porto Alegre em 16 de setembro de 1914, é considerado o criador do estilo “dor-de-cotovelo”, marcado por canções que expressam desilusões amorosas com profundidade poética. Suas obras, como “Felicidade” e “Nervos de Aço”, foram interpretadas por grandes nomes da música brasileira e permanecem na memória afetiva do público.
Já Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, nasceu no Rio de Janeiro em 1897. Flautista, maestro e arranjador, foi um dos pilares da música nacional. Iniciou sua trajetória cercado de músicos no ambiente familiar e, como integrante do grupo Oito Batutas, percorreu o Brasil e conquistou sucesso na França em 1922. Pixinguinha faleceu em 1973.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.