Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Entretenimento

/

“O Agente Secreto” leva prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards

Entretenimento

“O Agente Secreto” leva prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards

Filme de Kleber Mendonça Filho representa o Brasil na corrida pelo Oscar

“O Agente Secreto” leva prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards

Foto: Victor Jucá/Divulgação

Por: Metro1 no dia 05 de janeiro de 2026 às 07:28

Atualizado: no dia 05 de janeiro de 2026 às 07:31

O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2026, realizado na noite deste domingo (4). A vitória consolida o longa como um dos principais destaques do cinema internacional nesta temporada de premiações.

Além do reconhecimento ao filme, Wagner Moura, protagonista da produção, teve duas indicações na cerimônia. O ator concorreu ao prêmio de Melhor Ator, por sua atuação em “O Agente Secreto”, e também a Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada, pelo trabalho em “Ladrões de Drogas”. As categorias, porém, foram vencidas por Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”, e Owen Cooper, por “Adolescência”.

Na disputa de Melhor Ator, Moura enfrentou concorrentes de peso, como Leonardo DiCaprio, Michael B. Jordan e Ethan Hawke. Já na categoria voltada para séries limitadas, os indicados incluíam Nick Offerman, Michael Peña, Ashley Walters e Ramy Youssef.

Para conquistar o prêmio principal, “O Agente Secreto” superou produções internacionais como “Foi Apenas um Acidente”, “A Garota Canhota”, “No Other Choice”, “Sirat” e “Belén”. Organizado pela Associação dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos (BFCA), o Critics Choice é considerado um dos principais termômetros para o Oscar, cuja cerimônia está marcada para 15 de março de 2026.

Ambientado nos anos 1970, o longa retrata a trajetória de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho mais novo, em meio à repressão da ditadura militar. Desde o lançamento, o filme vem acumulando prêmios e reconhecimento internacional, além de ser o representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar.