Domingo, 18 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Entretenimento

/

Ator baiano critica site por postagem sobre 'Segundo Sol': 'Sexo com negão'

Entretenimento

Ator baiano critica site por postagem sobre 'Segundo Sol': 'Sexo com negão'

Dan Ferreira vive o capoeirista Acácio na trama das 21h da TV Globo e usou o Instagram para rebater o portal: "Não sou seu negro"

Ator baiano critica site por postagem sobre 'Segundo Sol': 'Sexo com negão'

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 04 de julho de 2018 às 13:10

Uma manchete do portal "Notícias da TV", sobre a novela "Segundo Sol", foi repudiada pelo próprio elenco da trama: “Segundo Sol: Rochelle usa 'sexo com negão' para se vingar de irmã drogada”, publicou o site em seu Twitter. O ator Dan Ferreira, que vive o capoeirista Acácio (o "negão" em questão), usou o Instagram para rebater: “Ei! Notícias da TV, eu não sou seu negro!".

Ele continua: "Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros. Quisera eu que todos tivessem ideia da responsabilidade que nos atravessa em cena para não reproduzir estigmas, não sublinhar estereótipos, não ficar chato, fazer bem e às vezes também se permitir esquecer tudo isso”.

O ator classificou a manchete como "absurda" e prosseguiu em seu desabafo: “É muito difícil ver essa parcela da imprensa do nosso país, que ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hiper sexualizando os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques”. 

E concluiu, citando nomes: “Márcia Pereira, Daniel Castro, Notícias da TV, faltou respeito e responsabilidade, meus caros! Pega a visão: Os tempos são outros. Repito: Eu não sou seu negro!”.
 
Após a repercussão negativa, o portal passou a bola para o autor da novela: “Atores de Segundo Sol reclamam de racismo em texto de João Emanuel Carneiro”, publicou o site. Imediatamente, o ator Emílio Dantas, protagonista da novela, também usou o Twitter para rebater mais essa manchete: “Não. Nos revoltamos com a forma maliciosa com a qual a sua coluna, através da repórter Márcia Pereira, deturpou e tirou proveito do texto apresentado”.

O "Notícias da TV" treplicou: "Se o ator não quer ser objetificado, por que fica pelado em rede nacional? Por que faz papel de 'negão' se não quer ser chamado de 'negão'?". E Emílio prosseguiu a discussão: "Nossa... é mais fácil deixar você se afundar sozinho mesmo. Você tem talento pra isso". Outros atores como Chay Sued e Luis Lobianco foram até o perfil e criticaram a postura do portal. Veja o post de Dan Ferreira:

 

Ei! Notícias da TV, Eu não sou seu negro! Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros. Quisera eu, que todos tivessem ideia da responsabilidade que nos atravessa em cena pra não reproduzir estigmas, não sublinhar estereótipos, não ficar chato, fazer bem e as vezes também se permitir esquecer tudo isso. Porque não pensar sobre essas coisas e apenas executar o seu trabalho é libertador, mas nem sempre possível. Quisera eu. Porém, o que me fez escrever aqui sobre a manchete acima, além dela ser absurda, são as mensagens que recebo nas redes e nas ruas. Palavras que falam de orgulho e representatividade, e que me fazem ter compromisso e responsabilidade quando boto a minha cara na tela. É por isso que escolhi ser ator, pra comunicar, andar com o nosso tempo e contribuir com reflexão. O que para mim, enquanto jovem ator, é responsabilidade e consciência, para quem se propõem a ser jornalista deveria ser obrigação. É muito difícil ver essa parcela da impressa do nosso país que, ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hiper sexualizando os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques. Sei que temos aqui, veículos e jornalistas sérios, com propósito, e é nesse tipo de imprensa que acredito e busco dialogar. Márcia Pereira, Daniel Castro, Notícias da TV, faltou respeito e responsabilidade, meus caros! Pega a visão: Os tempos são outros. Repito: Eu não sou seu negro!

Uma publicação compartilhada por Dan Ferreira (@odanferreira) em