Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Esportes

Anvisa autua 'rival' do Bahia por descumprir isolamento social

Independiente infringiu determinação para participar da partida de futebol contra o Esquadrão

Anvisa autua 'rival' do Bahia por descumprir isolamento social

Foto: Flickr / Club Independiente

Por: Augusto Romeo no dia 06 de maio de 2021 às 09:04

A Anvisa autuou, na noite da última terça-feira (5), todos os 36 integrantes do time argentino Independiente, que jogou contra o Bahia pela Copa Sul-Americana. Onze membros da delegação haviam sido barrados no desembarque em Salvador por terem apresentado teste positivo para covid-19. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou o isolamento para os membros da delegação, além dos tripulantes da aeronave, tendo em vista que tiveram contato próximo com casos positivos. Mesmo assim, a equipe descumpriu a determinação, foi ao jogo e entrou em campo, o que caracterizou infração sanitária de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro.

Todos os infratores responderão, naquilo que compete à Anvisa, por processo administrativo sanitário. Os autuados estão sujeitos a penas como multas a partir de R$ 2 mil. Todos foram notificados do prazo de 15 dias para apresentar a defesa, se assim desejarem.  

De acordo com o termo lavrado pela Polícia Federal, os autuados responderão na esfera penal pelos crimes contra a saúde pública, além do processo sanitário. A equipe deve prestar esclarecimentos à justiça brasileira em data que ainda será definida.