Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Esportes

Conselheiros criticam FBF e falam em "atitude discriminatória" contra o Bahia

Conselheiros reclamam do curto intervalo de um dia entre o jogo do Baianão e a final da Copa do Nordeste

Conselheiros criticam FBF e falam em "atitude discriminatória" contra o Bahia

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Por: Metro 1 no dia 06 de maio de 2021 às 12:48

Um grupo de conselheiros do Esporte Clube Bahia, representado pelo coletivo Convergência Tricolor, publicou nota criticando a Federação Bahiana de Futebol (FBF) pela marcação do jogo entre Bahia x Bahia de Feira, no próximo sábado (8), às 19h30, mesmo dia e poucas horas após a partida final do Clube pela Copa Nordeste contra o Ceará, às 16h.

Na nota, a Convergência Tricolor diz que "não é a primeira vez neste mesmo certame que a FBF quebra a isonomia no tratamento entre as agremiações afetando a justa competitividade inerente e indispensável ao esporte como um todo, em especial ao futebol". A referência é o jogo Bahia x Jacuipense, também pelo Baianão, marcado em um curto intervalo de um dia após o duelo entre Bahia x Independiente, pela Sul-Americana.

O texto diz ainda que há uma "atitude discriminatória" por parte da entidade que rege o futebol baiano e ainda encoraja a Diretoria do Bahia a "adotar ações e providências jurídicas, políticas e institucionais para denunciar o tratamento ofensivo que nos está sendo dispensado".

Em entrevista o presidente Guilherme Bellitani já havia criticado a FBF por não receber um ofício do clube pedindo o adiamento da partida contra a Jacuipense e por ignorar os reitrados pedidos do clube de adiamento da partida. "O fato do Bahia ter um time de transição não pode ser usado como argumento para prejudicar o Bahia. O clube tem o direito de escalar o time que bem entende. O fato do Bahia ter um time de transição ajuda o Campeonato Baiano, mas não pode prejudicar a gente", disse o mandatário tricolor.
 

CONFIRA A NOTA DE REPÚDIO DA CONVERGÊNCIA TRICOLOR

O coletivo Convergência Tricolor tomou conhecimento com espanto e indignação no dia de ontem que o primeiro jogo da semifinal do Bahia pelo Campeonato Baiano foi marcado pela Federação Baiana de Futebol (FBF) para o próximo sábado, dia 8/5/21, às 19:30, mesmo dia e poucas horas após a partida final do Clube pela Copa Nordeste contra a equipe do Ceará na cidade de Fortaleza, designada para as 16h.

Não é a primeira vez neste mesmo certame que a FBF quebra a isonomia no tratamento entre as agremiações afetando a justa competitividade inerente e indispensável ao esporte como um todo, em especial ao futebol.

Desta feita, causa repulsa o fato da outra partida da semifinal ter sido designada para o domingo, dia 9/5/21, comprovando o intuito ofensivo da entidade, configurando-se numa agressão direta a todos os atletas, colaboradores, dirigentes, quadro social e torcedores do Esporte Clube Bahia que estarão totalmente envolvidos e focados na final da Copa Nordeste.

Diante disso, ao tempo em que repudiamos a atitude discriminatória e gravosa que vem sendo praticada pela Federação Baiana de Futebol à nossa instituição durante o atual certame, não só apoiamos como encorajamos a Diretoria Executiva do Bahia a adotar ações e providências jurídicas, políticas e institucionais para denunciar o tratamento ofensivo que nos está sendo dispensado.