Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 05 de dezembro de 2023

Esportes

Campeonato Brasileiro pode ter "Árbitro de Vídeo" ainda este ano

De acordo com a CBF, tudo depende de uma autorização da International Football Association Board (IFAB), órgão que modifica e regula as regras do futebol, para adotar o sistema. A princípio a ideia é ter um árbitro em uma cabine no estádio, com poder para reverter qualquer decisão tomada no campo.

Campeonato Brasileiro pode ter "Árbitro de Vídeo" ainda este ano

Foto: Reprodução / Deportes con Carlos Sareco

Por: Pedro Sento Sé no dia 02 de fevereiro de 2016 às 08:52

O uso do vídeo para corrigir erros de arbitragem poderá ser usado no Campeonato Brasileiro deste ano. De acordo com a CBF, tudo depende de uma autorização da International Football Association Board (IFAB), órgão que modifica e regula as regras do futebol, para adotar o sistema. 

A princípio a ideia é ter um árbitro em uma cabine no estádio, com poder para reverter qualquer decisão tomada no campo. O nome do projeto foi batizado de “Árbitro de Vídeo” e quem comanda o projeto é Manoel Serapião Filho, ex-árbitro.  "Há determinados erros de arbitragem que fogem da capacidade humana de percepção e isso pode subverter o resultado de um jogo", disse ao Estadão.

"Se possível, vamos implantar no Brasil a partir da Série A, em maio", afirmou Sergio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. "Vamos iniciar na A, a não ser que a Fifa determine que não seja na principal divisão”, emendou. A decisão acontece no dia 5 de março.