Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Esportes

Colado no Z-4, Bahia terá sequência de confrontos diretos para tentar recuperação sem Cauly

Tricolor enfrenta Vasco, Coritiba e Santos, integrantes da degola, nas rodadas seguintes da Série A; destaque da equipe, meia desfalca por lesão no joelho

Colado no Z-4, Bahia terá sequência de confrontos diretos para tentar recuperação sem Cauly

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Por: Marina Aragão no dia 29 de agosto de 2023 às 10:54

Atualizado: no dia 29 de agosto de 2023 às 12:25

O Bahia iniciou o returno da Série A de olho na "virada" ao conseguir uma bela goleada sobre o Bragantino. No entanto, o Tricolor não resistiu ao líder Botafogo e segue colado na zona de rebaixamento. Para buscar a reabilitação, as próximas rodadas podem ser decisivas: Vasco, Coritiba e Santos - que também estão na luta contra a degola - serão os adversários do time comandado por Renato Paiva. 

O técnico ressaltou a necessidade de balançar as redes para levar a melhor nesses confrontos diretos. "Nós temos que manter o volume de jogo. Time muito propositivo, ter muito a bola, criar situações. Temos que olhar para esses jogos dentro desses parâmetros, mas temos que fazer gols", disse em entrevista coletiva após a derrota para o Glorioso.

Para enfrentar os rivais, entretanto, o Tricolor terá dor de cabeça porque não contará com Cauly, maestro do time. Após ser substituído por Léo Cittadini no segundo tempo contra o Botafogo, o clube informou que o meia "sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito". O atleta já iniciou o tratamento que deve durar cerca de um mês.

Pela 22ª rodada, o Bahia enfrenta o Vasco na Arena Fonte Nova. O jogo será às 18h30 do próximo domingo (3). Após pausa para Data Fifa, o Tricolor visita o Coritiba em duelo programado para 14 de setembro, no Couto Pereira. Quatro dias depois, recebe o Santos em Salvador.

Superior contra o Z-4 no primeiro turno

A sequência contra esses clubes do Z-4 começou bem para o Bahia no primeiro turno. Depois de perder para Bragantino e Botafogo, o Tricolor somou os primeiros pontos ao bater o Vasco por 1 x 0, em São Januário - a única vitória como visitante até agora no campeonato. 

Em seguida, o Esquadrão venceu o Coxa por 3 x 1, na Fonte Nova. O banho de água fria, porém, veio contra o Peixe, o pior resultado dos baianos no campeonato além da derrota para o Fogão. Os paulistas dominaram o jogo e ganharam por 3 x 0 na Vila Belmiro.

Esse revés deu início a um jejum de seis jogos do Bahia na competição de pontos corridos, interrompido por um triunfo improvável sobre o Palmeiras na 11ª rodada. Em seguida, mais uma seca de seis partidas, até ganhar do América-MG por 3 x 1 na 18ª. Exceto o Verdão, o Tricolor só conseguiu vencer times do Z-4 na etapa inicial do Brasileirão.

O Bahia está na 16ª colocação, com 21 pontos - a pontuação é a mesma do Santos, que abre a degola e tem saldo de gols inferior. Se conseguir um bom desempenho contra os rivais diretos, o Tricolor pode abrir distância para os quatro últimos colocados.