Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Esportes

Bahia faz primeiro tempo avassalador, goleia o Corinthians e respira fora do Z-4

Rezende, Cauly, Thaciano, duas vezes de pênalti, e Ademir marcaram para fechar a partida em 5 x 1 na Neo Química Arena; Tricolor foi a 41 pontos

Bahia faz primeiro tempo avassalador, goleia o Corinthians e respira fora do Z-4

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Por: José Gabriel no dia 24 de novembro de 2023 às 23:00

Atualizado: no dia 24 de novembro de 2023 às 23:12

Anota a placa! O Bahia venceu o Corinthians por 5 x 1 e saiu da zona de rebaixamento. Na noite desta sexta-feira (24), Rezende, Cauly e Thaciano, de pênalti, marcaram no primeiro tempo e o Esquadrão foi para o intervalo com uma boa vantagem.

Na segunda etapa, Renato Augusto diminuiu para o Timão, porém Ademir e Thaciano, mais uma vez de pênalti, ampliaram o marcador para dar o triunfo ao Tricolor e quebrar um tabu de nunca ter vencido o Timão na Neo Química Arena (SP).

Com o resultado positivo, o Bahia subiu para a 15ª colocação, com 41 pontos. No entanto, o time baiano ainda pode perder a posição - e até voltar para o Z-4 -, já que Cruzeiro e Vasco ainda entrarão em campo pela 35ª rodada da Série A.

No próximo confronto, o Bahia recebe o São Paulo na Arena Fonte Nova. As equipes se enfrentarão na quarta-feira (29), às 20h, pela 36ª rodada do Brasileirão.

O JOGO

Primeiro tempo

Sem um centroavante de ofício, o Bahia começou o jogo com bastante movimentação no campo de ataque. O Tricolor foi premiado logo no início com gol de Rezende após cobrança de escanteio de Luciano Juba. O Corinthians tentou reagir logo em seguida, mas não ofereceu perigo. O Esquadrão continuou com velocidade no ataque e ampliou o marcador com um belo gol de Cauly. O time baiano seguiu com o ímpeto ofensivo e marcou mais duas vezes: o primeiro foi anulado por impedimento, porém o segundo valeu após cobrança de pênalti de Thaciano. Fim de um primeiro tempo avassalador do Bahia!

Gol do Bahia! Aos três minutos, Luciano Juba cobrou escanteio curto na primeira trave. Rezende apareceu livre de marcação e cabeceou no cantinho para abrir o placar em São Paulo.

Mais um do Tricolor! Aos 15 minutos, Cauly tabelou com Thaciano e recebeu na frente. O meia pedalou para cima da zaga e chutou no ângulo, sem chances para Cássio.

Aos 22, Yago Felipe cruzou e Gilberto completou de cabeça. A bola sobrou para Thaciano que empurrou para as redes, mas o gol foi anulado por impedimento do camisa 16.

Terceiro do Esquadrão! Aos 28 minutos, Biel sofreu pênalti cometido por Gil. Thaciano encheu o pé e bateu firme no canto direito do goleiro do Corinthians que nem saiu na foto.

Aos 35, Juba cruzou na área e Cauly chutou forte em cima da marcação. A bola desviou na defesa e quase enganou Cássio.  

Aos 41 minutos, Fagner cruzou na cabeça de Giuliano. O meia finalizou no canto esquerdo de Marcos Felipe que pulou para fazer a defesa.

Segundo tempo

Com uma enorme desvantagem no placar, o Corinthians começou o segundo tempo valorizando a posse de bola e tentando furar o bloqueio do Bahia. O Esquadrão se manteve firme na defesa e saía em contra-ataque, aproveitando os espaços cedidos pelo Timão. No entanto, a equipe baiana saiu jogando errado e Renato Augusto diminuiu o prejuízo para os paulistas. Porém, o Tricolor conteve a reação do Alvinegro e fez mais dois gols com Ademir e Thaciano - mais uma vez de pênalti. Fim de jogo e festa dos visitantes.

Aos 12 minutos, Cauly abriu para Thaciano pela direita que finalizou cruzado, mas o chute esbarrou na defesa e foi para fora.

Na sequência, Biel cobrou escanteio e Acevedo desviou na primeira trave. A bola atravessou a pequena área com perigo, porém ninguém apareceu para completar.

Gol do Corinthians! Aos 21 minutos, o Bahia saiu jogando errado e a bola sobrou para Giuliano. O meia tocou para Yuri Alberto, a zaga baiana afastou parcialmente, porém Renato Augusto pegou a sobra e acertou no ângulo.

Gol do Bahia! Aos 29, Rojas errou passe no meio-campo e o Tricolor recuperou a posse. Ademir tabelou com Cauly, saiu cara a cara com Cássio e bateu rasteiro para ampliar o marcador.

Quinto do Esquadrão! Aos 39 minutos, Ademir sofreu pênalti e Thaciano cobrou. O camisa 16 mais uma vez deslocou o goleiro do Timão e fechou o placar em São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 1 x 5 Bahia
Série A - 35ª rodada
Local:
Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 24/11/2023 (sexta-feira)
Horário: 21h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Quarto árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (FIFA-RN)

Gols: Renato Augusto (Corinthians) / Rezende, Cauly, Thaciano (2x) e Ademir (Bahia) 
Cartões amarelos: Gil e Renato Augusto (Corinthians) / Vitor Hugo, Thaciano e Gilberto (Bahia) 

Corinthians: Cássio ©, Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Wesley); Matheus Bidu (Pedro), Maycon, Renato Augusto e Giuliano (Matheus Araújo), Romero (Matías Rojas) e Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Mano Menezes

Bahia: Marcos Felipe, Gilberto (Cicinho), Kanu ©, Vitor Hugo e Luciano Juba (Camilo Cándido); Rezende, Acevedo, Yago Felipe (Lucas Mugni), Cauly (Rafael Ratão) e Biel (Ademir); Thaciano. Técnico: Rogério Ceni