Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 03 de março de 2024

Esportes

Bahia perde para o São Paulo e se complica na briga contra o rebaixamento

Caio Paulista marcou o único gol para fechar a partida em 1 x 0 na Arena Fonte Nova; Esquadrão continuou com 41 pontos

Bahia perde para o São Paulo e se complica na briga contra o rebaixamento

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Por: José Gabriel no dia 29 de novembro de 2023 às 22:07

Atualizado: no dia 01 de dezembro de 2023 às 12:31

O Bahia foi derrotado pelo São Paulo por 1 x 0 na Arena Fonte Nova e segue na zona de rebaixamento. Na noite desta quarta-feira (29), Caio Paulista marcou no finzinho para dar a vitória ao Soberano.

Com o resultado na 36ª rodada, o Bahia continuou na 17ª colocação, com 41 pontos - a um do Vasco, primeiro time fora do Z-4. O Esquadrão foi a primeira equipe que o São Paulo venceu fora de casa nesta Série A e, além do marco negativo, o Tricolor não depende mais de si para escapar da degola.

O próximo desafio do Bahia será no domingo (3), quando visita o América-MG no Independência. A bola rola às 18h30, pela 37ª rodada do Brasileirão.

O JOGO

Primeiro tempo

O Bahia começou o jogo pressionando o São Paulo no campo de ataque. Porém, o Tricolor paulista não cedeu as investidas dos donos da casa e trocou passes rápidos até chegar duas vezes cara a cara com o goleiro Marcos Felipe, mas sem sucesso. O Esquadrão só conseguiu atacar com perigo nos acréscimos, após contra-ataque puxado por Biel, que terminou com a finalização de Cauly. Primeiro tempo de muita troca de passes, marcação forte, mas com poucos chutes certos para os dois times.

No primeiro minuto, Biel recebeu passe de Acevedo na entrada da área e arriscou o chute, mas foi bloqueado pela defesa do São Paulo.

Aos seis minutos, Michel Araújo tabelou com Juan, que devolveu de calcanhar, e ficou cara a cara com Marcos Felipe. O meia finalizou rasteiro na saída do goleiro Bahia, que fez a defesa.

Aos nove, Lucas foi acionado em profundidade pela direita e saiu sem marcação na frente do gol, mas acabou sendo desarmado por Marcos Felipe.

Aos 47 minutos, Bahia saiu em velocidade no contra-ataque com Biel. O camisa 10 deu passe para Cauly, que tentou a cavadinha, mas a bola passou rente à trave esquerda do goleiro Rafael. 

Segundo tempo

O São Paulo voltou melhor do intervalo e envolveu o Bahia com troca de passes rápidos, porém não converteu o domínio em chances criadas. Com a entrada de Everaldo, o Esquadrão passou a frequentar mais o campo de ataque e chegou com perigo algumas vezes. A partida ficou aberta, com os dois times buscando o gol. O Tricolor paulista assustou em chute de longe de Pablo Maia e a equipe baiana levou perigo em cobrança de falta de Lucas Mugni. Nos acréscimos, Caio Paulista acertou uma bomba de fora da área e deu a primeira vitória para o São Paulo fora de casa.

Aos 12 minutos, Cauly cruzou na direção de Everaldo, que se esticou, mas não conseguiu completar o lance.

Aos 19, Juan recebeu lançamento de Wellington Rato, fez o pivô e tocou para Michel Araújo. O camisa 15 bateu forte e a bola passou rente à trave esquerda de Marcos Felipe.

Aos 22 minutos, Everaldo acionou Thaciano pela direita, que chutou cruzado, mas Rafael faz a defesa.

Aos 27, Welington recebeu em profundidade pela esquerda, cruzou para a área e Marcos Felipe tirou de soco. No rebote, a bola sobrou para Alisson que finalizou para a defesa do goleiro do Bahia.

Na sequência, Biel recebeu passe de Cauly, invadiu a área e demorou para chutar. Arboleda, de carrinho, travou a batida do atacante tricolor.

Aos 38 minutos, Lucas Mugni cobrou falta fechada e Rafael pulou no canto esquerdo para espalmar para escanteio.

Gol do São Paulo! Nos acréscimos, Caio Paulista ganhou de Camilo Cándido, cortou para perna esquerda e chutou forte, sem chances para Marcos Felipe.

FICHA TÉCNICA

Bahia 0 x 1 São Paulo
Série A - 36ª rodada
Local:
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 29/11/2023 (quarta-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Gol: Caio Paulista (São Paulo)
Cartões amarelos: Yago Felipe, Kanu, Rafael Ratão e Lucas Mugni (Bahia) / Beraldo, Talles Costa e Caio Paulista (São Paulo)

Bahia: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu ©, Vitor Hugo e Luciano Juba (Camilo Cándido); Rezende, Acevedo, Yago Felipe (Everaldo), Cauly (Rafael Ratão) e Biel (Lucas Mugni); Thaciano (Ademir). Técnico: Rogério Ceni

São Paulo: Rafael, Rafinha ©, Beraldo, Arboleda e Welington (Caio Paulista); Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo (David) e Wellington Rato (Nathan Mendes); Lucas Moura (Luciano) e Juan (Talles Costa). Técnico: Dorival Jr