Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 04 de março de 2024

Esportes

Torcedor é denunciado ao MP-BA após associar nova camisa do Bahia a "crenças infernais"

A camisa "Aláfia" é uma colaboração do time com o artista plástico Alberto Pitta, para celebrar religiões de matriz africana

Torcedor é denunciado ao MP-BA após associar nova camisa do Bahia a "crenças infernais"

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 02 de dezembro de 2023 às 18:39

Atualizado: no dia 02 de dezembro de 2023 às 18:52

Após ser derrotado pelo São Paulo na última quarta-feira (29), o Bahia foi vítima de intolerância religiosa através das redes sociais por um usuário chamado Leonardo Dias, que se diz torcedor do próprio Esquadrão. Ele foi denunciado ao Ministério Público (MP-BA).

Nos comentários de uma publicação oficial do Bahia, Leonardo Dias afirmou que o desempenho negativo do clube tinha ligação com o lançamento da camisa especial "Aláfia". A camisa foi feita em colaboração com o artista plástico Alberto Pitta, para celebrar religiões de matriz africana e homenagear o Dia da Consciência Negra no Brasil.

"Tirem essa desgraça de homenagem pra macumba que está fixado aqui no perfil oficial do clube. Com essas crenças infernais, vocês estão amaldiçoando a porra do Bahia, atraindo energias satânicas. Esqueçam a politicagem. Somos um clube de futebol, não terreiro ou partido político de vagabundos", escreveu.

Outros comentários feitos por Leonardo Dias que seguem a mesma linha preconceituosa foram encontrados nas redes sociais. Em 2017, ele defendeu o movimento de separação da região Sul do resto do Brasil, afirmando que o "DNA africano em menor proporção" ajudaria no desenvolvimento do país.