Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 04 de março de 2024

Esportes

Mayra Aguiar conquista ouro no Grand Slam de Tóquio e se torna favorita para Paris 2024

Com a conquista, o Brasil encerrou a participação com melhor campanha da história e em quarto lugar no quadro de medalhas

Mayra Aguiar conquista ouro no Grand Slam de Tóquio e se torna favorita para  Paris 2024

Foto: Lara Monsores/CBJ/Direitos reservados

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2023 às 11:46

Atualizado: no dia 03 de dezembro de 2023 às 11:47

Maiara Aguiar tem feito história no judô brasileiro, a atleta conquistou o Grand Slam de Tóquio. A madrugada deste domingo (3), marcou a conquista do ouro inédito, acompanhado de uma vitória sobre a atual campeã mundial, a israelense Inbar Lani. Assim, a brasileira se coloca como uma das favoritas em Paris 2024.

Com a conquista, o Brasil encerrou a participação com melhor campanha da história e em quarto lugar no quadro de medalhas. O Brasil ficou atrás apenas do Japão, Rússia e Belarus, que jogaram sob a bandeira neutra, e Coreia do Sul. 

Mayra Aguiar começou derrotando a russa Antonina Shmeleva nas punições. Na sequência, a brasileira passou pelas japonesas Mizuki Sugimura e Mami Umeki, a última com uma vitória arrasadora com apenas sete segundos de luta. Na decisão, a brasileira tomou a iniciativa do combate e foi logo marcando um waza-ari. Em vantagem, passou a administrar o resultado. Não deixou a israelense entrar na sua guarda.

O Grand Slam de Tóquio foi a última etapa do Circuito Mundial IJF em 2023 e distribuiu até mil pontos (ouro) no ranking de classificação olímpica para Paris 2024. A seleção brasileira seguirá por mais algumas semanas treinando no Japão até a pausa de fim de ano. O circuito retorna no próximo ano, em janeiro, no Grand Prix de Portugal.