Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Esportes

Bahia perde para o América-MG de virada e vai para o "tudo ou nada" na última rodada

No Independência, Everaldo, de pênalti, e Ademir fizeram para o Esquadrão, mas Ricardo Silva e Renato Marques (2x) marcaram para fechar a partida em 3 x 2; Tricolor permaneceu com 41 pontos e segue no Z-4

Bahia perde para o América-MG de virada e vai para o "tudo ou nada" na última rodada

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Por: José Gabriel no dia 03 de dezembro de 2023 às 20:26

Atualizado: no dia 03 de dezembro de 2023 às 20:42

O Bahia foi derrotado pelo América-MG no Independência e vai para o "tudo ou nada" na última rodada. Na noite deste domingo (3), Everaldo, de pênalti, abriu o placar para o Tricolor, mas ainda no primeiro tempo Ricardo Silva e Renato Marques viraram para o Coelho.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Renato Marques mais uma vez ampliou para o time mineiro e depois Ademir diminuiu a desvantagem no placar. O Esquadrão ainda ficou boa parte do segundo tempo com um jogador a mais após expulsão de Matheus Henrique, porém não foi suficiente para mudar o resultado e a partida terminou em 3 x 2.

Com a derrota na 37ª rodada, o Bahia continuou com 41 pontos - na 17ª colocação. Agora, para se manter na Série A, a equipe baiana precisará vencer e torcer para que Vasco e Santos tropecem. Em caso de empate do Esquadrão, o time carioca terá que perder para o Tricolor conseguir se salvar do rebaixamento.

No último confronto do Brasileirão, o Bahia encara o Atlético Mineiro na Arena Fonte Nova. Na quarta-feira (6), as equipes se enfrentam às 21h30, pela 38ª rodada do campeonato.

O JOGO

Primeiro tempo

A partida começou com o Bahia tentando trabalhar a bola quando tinha a posse. O Esquadrão apertou a saída do América-MG e ganhou alguns duelos. A partir dos 20 minutos, o Tricolor passou a ser mais incisivo e chegou duas vezes com perigo, em jogadas com Kanu e Thaciano. O time baiano foi recompensado e abriu o placar com gol de pênalti de Everaldo. Porém, o Coelho não se assustou, tomou o controle do jogo e empatou com Ricardo Silva. O Bahia sentiu o baque e cedeu espaços até a equipe mineira virar o marcador com gol de Renato Marques. Fim do primeiro tempo com os mandantes em vantagem.

Aos 20 minutos, Biel cobrou escanteio e Kanu, livre na área, cabeceou para a defesa do goleiro Jori.

Aos 22, Thaciano recebeu lançamento na ponta direita, invadiu a área e finalizou sem ângulo. A bola explodiu na trave atleticana.

Gol do Bahia! Aos 23 minutos, Gilberto cruzou para Biel, que dividiu com Matheus Henrique. O lateral-direito do América tocou com o braço na bola e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Everaldo bateu no canto esquerdo do goleiro mineiro, que nem saiu na foto.

Empate do América-MG! Aos 29, Emmanuel Matínez cobrou escanteio e Ricardo Silva, entre dois marcadores, cabeceou firme para igualar o marcador em Belo Horizonte.

Virada do Coelho! Aos 37 minutos, Lucas Kal recebeu na intermediária e acionou Renato Marques, que arriscou de longe no canto direito de Marcos Felipe. 

Segundo tempo

O segundo tempo mal começou e o Bahia já tomou outro balde de água fria. O América-MG ampliou o placar com gol de Renato Marques, em mais uma jogada de desatenção da defesa baiana. No entanto, o Tricolor reagiu em seguida com golaço de Ademir. A partida ficou mais movimentada e o Coelho ficou com um jogador a menos após expulsão de Matheus Henrique. Com a vantagem númerica, o Esquadrão partiu para o ataque e teve algumas chances para empatar o jogo, mas não foi eficaz. Melhor para os mandantes.

Terceiro do América-MG! No primeiro minuto, Rodriguinho avançou pela direita e cruzou na medida para Renato Marques, que finalizou entre dois marcadores. A bola ainda bateu em Marcos Felipe, na trave e depois foi morrer no fundo das redes. 

Golaço do Bahia! Aos 11, Cauly recebeu no meio-campo, partiu em velocidade e tocou para Ademir dentro da área. O camisa 7 driblou o goleiro Jori e diminuiu a desvantagem no placar.

Expulsão! Aos 16 minutos, Biel partiu em direção ao gol e Matheus Henrique puxou o atacante fora da área. O árbitro interpretou como lance de "último homem" e expulsou o jogador do América-MG.

Aos 19, Thaciano cruzou na área e a defesa do América afastou. No rebote, Kanu finalizou e a bola passou rente à trave direita do goleiro mineiro.

Aos 22 minutos, Gilberto chutou cruzado e a bola parou em Ademir na pequena área. O atacante bateu de primeira, mas mandou para fora.

Inacreditável! Aos 31, Biel cruzou rasteiro e a bola passou por todos. Na segunda trave, Ademir finalizou sem goleiro e conseguiu mandar para fora.

FICHA TÉCNICA

América-MG 3 x 2 Bahia
Série A - 37ª rodada
Local:
Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 03/12/2023 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Quarto árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Gols: Ricardo Silva e Renato Marques (2x) (América-MG) / Everaldo e Ademir (Bahia) 
Cartões amarelos: Marlon e Jori (América-MG) 
Cartão vermelho: Matheus Henrique (América-MG) 

América-MG: Jori; Matheus Henrique, Ricardo Silva (Éder), Júlio e Marlon; Lucas Kal, Juninho © (Daniel Borges), Rodriguinho e Emmanuel Martínez (Alê); Everaldo (Adyson) e Renato Marques (Ighor Gabryel). Técnico: Diogo Giacomini

Bahia: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu © (David Duarte), Vitor Hugo (Ademir) e Luciano Juba; Rezende, Acevedo, Thaciano (Vinicius Mingotti) e Cauly; Biel (Vitor Jacaré) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni