
Esportes
Perto da classificação, Universo/Vitória enfrenta o Basquete Cearense
No seu primeiro ano de parceria e fundação, o Universo / Vitória surpreendeu a todos com a boa campanha: são oito triunfos em 27 jogos e a iminente classificação: basta vencer o time do Ceará nesta terça-feira, às 20h. E uma das razões por trás desse sucesso vem do banco de reservas. Gustavo Sperando, ex-jogador, e atualmente fisioterapeuta do clube, acompanha a equipe diariamente e conseguiu nesta temporada diminuir em mais de 50% o tempo de cada jogador no departamento médico. [Leia mais...]

Foto: Francisco Galvão/Divulgação/ECV
O Universo/Vitória tem grandes chances de avançar a fase de playoffs do NBB deste ano. Atualmente na 11ª posição, a equipe rubro-negra só é eliminada caso seja derrotada pelo Basquete Cearense, nesta terça-feira às 20h, em Fortaleza e caso duas das três equipes que estão atrás do Leão na classificação vencerem seus jogos. São eles o Caxias, em 12º, a Liga Sorocabana em 13º e o São José em 14º. Uma combinação pouco provável de acontecer, mas o mais importante é depender só de si, como enfatiza o técnico Régis Marrelli.
“A maior vantagem que temos é depender só da gente. Se vencermos, estaremos matematicamente classificados. Agora, teremos pela frente um time forte, que precisa vencer para garantir vaga no G-4 (os quatro primeiros colocados avançam direto para as quartas de final). Será uma decisão para as duas equipes. Depender do tropeço dos outros é muito complicado”.
No seu primeiro ano de parceria e fundação, o Universo / Vitória surpreendeu a todos com a boa campanha: são oito triunfos em 27 jogos e a iminente classificação. E uma das razões por trás desse sucesso vem do banco de reservas. Gustavo Sperando, ex-jogador, e atualmente fisioterapeuta do clube, acompanha a equipe diariamente e conseguiu nesta temporada diminuir em mais de 50% o tempo de cada jogador no departamento médico.
“Antecipar os mecanismos que geram a lesão é o primeiro passo para um tratamento exitoso, quando sabemos exatamente a causa do problema, o tratamento reduz o tempo de permanência do atleta no departamento reduz em 60%” diz Gustavo Sperandio.
Neste ano, a equipe médica do Universo/Vitória teve um apoio da parte do futebol profissional do clube, mas foi montado um ambulatório próprio, sob o comando de Sperandio, com todos os recursos disponíveis. Como a cinesioterapia voltada ao basquete, terapia manual, recursos tecnológicos da eletroterapia, treino do gestual esportivo, bandagens e analise do movimento.
Este ano, alguns dos destaques do time na temporada passaram pela fisioterapia, como Alvaro Calvo, com lesões no tornozelo, quadril e no ombro; os armadores Rafinha e Kojo Mensah com lesões no joelho e rapidamente voltaram as quadras. “Entender as necessidades de cada paciente de acordo com a realidade funcional é fundamental para reunir os melhores recursos e melhores tecnologias cabíveis no tratamento, essa é a verdadeira formula do sucesso”, encerra Sperandio.
*Foto: Jéssica Santana
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.