Sexta-feira, 16 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Lula repudia ataque racista contra Vinicius Jr.

Esportes

Lula repudia ataque racista contra Vinicius Jr.

Atacante brasileiro do Real Madrid, foi tema principal de insultos de parte de torcedores do Barcelona antes de jogo

Lula repudia ataque racista contra Vinicius Jr.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 15 de março de 2024 às 13:25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “barbárie” as ofensas racistas sofridas pelo jogador Vinicius Júnior, atleta do Real Madrid e da seleção brasileira de futebol. A declaração foi feita na rede social do petista nesta quinta-feira (14).

“É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr. Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista”, escreveu Lula em post no X (antigo twitter).

Imagens registradas em vídeo mostram torcedores do Atlético de Madrid chamando o jogador brasileiro de “chimpanzé”. As agressões racistas aconteceram antes do início da partida entre o Atlético de Madrid e a Inter de Milão (Itália), na quarta-feira (13).

Em nota, o Itamaraty afirmou que recebeu com “tristeza e indignação” a ocorrência de novas manifestações racistas contra o jogador brasileiro, que têm sido recorrentes. Disse que vai reiterar às autoridades governamentais e esportivas da Espanha a preocupação com o caso, além de cobrar providências da Uefa.

Recentemente, o jogador também foi comparando com um macaco em uma postagem no instagram do seu time, o Real Madrid. Em seu perfil oficial no Instagram, o time publicou, antes do jogo com o Valencia, uma imagem do brasileiro com uma pequena representação da evolução humana, do macaco para o homem. O atacante viu o post, se irritou e ameaçou não entrar em campo.