Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Bahia sai atrás, mas arranca empate do Criciúma e segue na briga pela liderança da Série A

Esportes

Bahia sai atrás, mas arranca empate do Criciúma e segue na briga pela liderança da Série A

Everaldo e Caio Alexandre marcaram para o Tricolor; Marcelo Hermes e Arthue Caíke fizeram para o Tigre; Esquadrão foi a 18 pontos

Bahia sai atrás, mas arranca empate do Criciúma e segue na briga pela liderança da Série A

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Por: José Gabriel no dia 16 de junho de 2024 às 20:27

Atualizado: no dia 16 de junho de 2024 às 22:41

O Bahia empatou com o Criciúma por 2 x 2, após estar perdendo por dois de diferença. Neste domingo (16), a equipe catarinense começou melhor no primeiro tempo e foi para o intervalo vencendo com gol de Marcelo Hermes.

Na volta, Arthur Caíke ampliou a vantagem do Tigre no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. Porém, a resposta tricolor foi imediata e Everaldo marcou o primeiro. Depois, o goleiro Gustavo foi expulso e o Esquadrão ficou com um jogador a mais.

Com a vantagem numérica, o Bahia foi para cima e o empate veio com Caio Alexandre. Após o fim da nona rodada, o time baiano foi a 18 pontos, mas caiu para a terceira posição. Mesmo assim, segue na briga pela liderança - a um ponto do líder Botafogo.

O próximo desafio do Bahia terá clima de decisão. A equipe baiana enfrenta o Flamengo no Maracanã, na quinta-feira (20), às 20h, pela 10ª rodada do Brasileirão.

O JOGO

Primeiro tempo

O Bahia não foi o time intenso que a torcida costuma ver e teve dificuldades para criar na primeira etapa. Já o Criciúma imprimiu um bom ritmo, principalmente com jogadas pelos lados do campo, e teve as melhores chances, com Arthur Caíque e Bolasie. Toda a pressão foi recompensada aos 33 minutos, quando Marcelo Hermes cobrou falta rasteira e abriu o placar para a equipe catarinense. Depois do gol, o Esquadrão ensaiou uma reação, mas não levou muito perigo à meta do goleiro Gustavo.

Aos nove minutos, Rodrigo cruzou na cabeça de Arthur Caíke, que testou livre de marcação, mas pegou mal e mandou à esquerda da meta.

Defesaça! Arthur Caíke recebeu lançamento nas costas da zaga aos 24, cortou para dentro, e a bola sobrou para Bolasie. O atacante chutou forte dentro da área e Marcos Felipe defendeu.

Aos 30 minutos, Luciano Juba soltou o pé em cobrança de falta. Gustavo, bem posicionado, afastou o perigo de soco.

Gol do Criciúma! Dessa vez, o time catarinense que teve falta para cobrar e não desperdiçou. Aos 33, Marcelo Hermes bateu por baixo da barreira e abriu o placar para os mandantes.

Segundo tempo

A partida mal reiniciou e o Criciúma aumentou a vantagem. No primeiro minuto, Arthur Caíke aproveitou falha de Gabriel Xavier e fez o segundo da equipe catarinense. A resposta do Bahia foi imediata. Everaldo diminuiu o prejuízo, de cabeça, após cruzamento de Caio Alexandre. O jogo "se ofereceu" ao Tricolor quando o goleiro Gustavo foi expulso depois do segundo amarelo. Com um jogador a mais, o Esquadrão se lançou ao ataque e empatou o confronto com belo gol de Caio Alexandre. A reação parou por aí e o confronto terminou com um ponto para cada lado.

Gol do Criciúma! No primeiro minuto, após chutão da defesa catarinense, Gabriel Xavier falhou ao tentar cortar. De cabeça, Arthur Caíke completou para o fundo das redes.

Gol do Bahia! Aos 10, Everaldo aproveitou cruzamento de Caio Alexandre e testou firme para diminuir o prejuízo.

Expulsão! Aos 17 minutos, o árbitro entendeu que Gustavo retardou o reinício da partida e deu o segundo amarelo para o goleiro.

Empate do Bahia! Gabriel Xavier arriscou de muito longe aos 25 e Alisson espalmou para escanteio. Na cobrança, a zaga afastou parcialmente e Caio Alexandre chutou no ângulo para deixar tudo igual.

Aos 50 minutos, Marquinhos Gabriel bateu cruzado e Marcos Felipe fez uma grande defesa.

FICHA TÉCNICA

Criciúma 2 x 2 Bahia
Série A - 9ª rodada
Local:
Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: 16/06/2024 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (FIFA-SP)

Gols: Marcelo Hermes e Arthur Caíke (Criciúma) / Everaldo e Caio Alexandre (Bahia)  
Cartões amarelos: Tobias Figueiredo, Gustavo (2x), Eder e Marcelo Hermes (Criciúma) / Thaciano (Bahia)
Cartão vermelho: Gustavo (Criciúma) 

Criciúma: Gustavo; Jonathan (Claudinho), Rodrigo ©, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Newton e Ronald Lopes (Maia); Matheusinho (Alisson), Arthur Caíke (Eder) e Bolasie (Marquinhos Gabriel). Técnico: Cláudio Tencati

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Ademir), Gabriel Xavier, Victor Cuesta (Rezende) e Luciano Juba; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas (Biel), Everton Ribeiro © (Oscar Estupiñan)  e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni