Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Comitê Olímpico Internacional elege primeira mulher como presidente na história

Esportes

Comitê Olímpico Internacional elege primeira mulher como presidente na história

A ex-nadadora, Kirsty Coventry, é a primeira mulher a assumir o cargo em 130 anos de existência da entidade

Comitê Olímpico Internacional elege primeira mulher como presidente na história

Foto: Divulgação/COI

Por: Metro1 no dia 20 de março de 2025 às 13:36

Atualizado: no dia 20 de março de 2025 às 13:46

O Comitê Olímpico Internacional elegeu nesta quinta-feira (20), Kirsty Coventry, como presidente da organização. Esta é a primeira vez em 130 anos que uma mulher assume o cargo. A votação foi realizada em um resort de luxo à beira-mar no sudoeste do Peloponeso, na Grécia.

“Estou particularmente orgulhosa de ser a primeira mulher presidente do COI, e também a primeira da África. Espero que esta votação seja uma inspiração para muitas pessoas. Tetos de vidro foram quebrados hoje, e estou totalmente ciente de minhas responsabilidades como modelo”, disse Coventry em discurso após anúncio.

A ex-nadadora olímpica vai comandar a entidade pelos próximos oito anos, sucedendo o alemão Thomas Bach. Coventry derrotou o britânico Sebastian Coe, o espanhol Juan Antonio Samaranch Jr., o francês David Lappartient, o príncipe Feisal da Jordânia, o sueco Johan Eliasch e o japonês Morinari Watanabe na eleição em que era esperado um equilíbrio muito maior.

Como nova presidente do COI, Coventry agora terá a tarefa de conduzir o Movimento Olímpico para uma nova era, supervisionando os futuros Jogos e abordando os principais desafios, como aumento de custos, tensões geopolíticas e o cenário em evolução da governança esportiva global.

Dos 97 votos válidos no pleito, Kirsty Coventry teve 49, seguida por Samaranch, que somou 28. O terceiro mais votado foi Sebastian Coe, com 8.