Quarta-feira, 14 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Salvador receberá ao menos cinco jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027

Esportes

Salvador receberá ao menos cinco jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027

A capital baiana está entre as oito sedes do torneio internacional; Arena Fonte Nova foi aprovada na primeira visita técnica da Fifa

Salvador receberá ao menos cinco jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027

Foto: Divulgação/Arena Fonte Nova

Por: Metro1 no dia 13 de maio de 2025 às 15:33

Salvador vai sediar ao menos cinco partidas da Copa do Mundo Feminina de 2027. A informação foi confirmada nesta terça-feira (13), durante a primeira visita técnica da Fifa à Arena Fonte Nova, anunciada como uma das cidades-sede na semana passada.

“Nós estamos trabalhando atualmente sobre o calendário de partidas e depois desta visita nós vamos confirmar. Em Salvador e em outras cidades, o mínimo vai ser cinco partidas”, disse Rhiannon Martin, chefe do departamento de Copa do Mundo Feminina da Fifa. Ainda não há definição sobre jogos da Seleção Brasileira na capital baiana, o que só será decidido após o sorteio oficial entre novembro e dezembro de 2026.

Durante a inspeção, a equipe da Fifa avaliou o gramado, vestiários, arquibancadas, áreas de imprensa, segurança e espaços para convidados. Segundo Valesca Araújo, responsável pela competição, a escolha da Fonte Nova considerou a experiência da arena em eventos internacionais anteriores e a necessidade de pouca intervenção estrutural.

“A gente escolheu as arenas que já tinham a experiência de um evento FIFA, que já estavam estruturadas, para a gente precisar de menos intervenção”, afirmou. Também foram analisados fatores como rede hoteleira, mobilidade e centros de treinamento.

A Arena Fonte Nova já foi palco da Copa do Mundo Masculina (2014), Copa das Confederações (2013) e Copa América (2019). Agora, completa o ciclo com a inclusão no Mundial feminino.

Uma das principais mudanças para o torneio será a reinstalação das cadeiras do setor norte, onde fica uma das torcidas organizadas do Bahia. A medida é exigida pela Fifa, que determina que todos os espectadores estejam sentados. A arquibancada móvel, usada em jogos com grande público, não será utilizada. “Vamos trabalhar com a capacidade dos estádios como eles estão. Quanto menos intervenção, menos investimento em estrutura que se perde depois”, explicou Valesca.

Além de Salvador, também sediarão jogos da Copa as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.