
Esportes
Futebol feminino deve se tornar um dos 5 esportes mais populares até 2030, aponta Nileson Sports
Audiência pode ultrapassar 800 milhões de pessoas; 60% desse público será composto por mulheres

Foto: Reprodução/ Thais Magalhães/ CBF
O futebol feminino deve se tornar um dos cinco principais esportes do mundo até 2030, com uma base global de fãs projetada para ultrapassar 800 milhões de pessoas, crescimento de 38%, segundo relatório da Nielsen Sports em parceria com a PepsiCo. A pesquisa aponta que 60% desse público será composto por mulheres, tornando o futebol feminino uma das poucas modalidades com maior audiência feminina.
Apesar do aumento no número de torcedores e da valorização das transmissões, apenas uma pequena parte dos orçamentos globais de patrocínio é destinada ao futebol feminino. O relatório destaca que isso representa uma oportunidade de mercado, especialmente considerando que mulheres devem liderar mais de 75% das decisões de compra das famílias até 2028. A diretora da Nielsen, Samantha Lamberti, afirmou que o futebol feminino já representa um valor presente, e não apenas uma promessa futura.
Dados recentes mostram crescimento contínuo: a audiência da liga americana subiu 18% em 2024, a Champions League feminina será exibida pela Disney+ na Europa e a WSL inglesa teve aumento de 34% na receita em 2023/24. Houve também alta significativa na participação feminina no esporte em países como China, Brasil, Índia, França e Espanha.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.