Quinta-feira, 10 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Bahia vence o Fortaleza e avança para a semifinal da Copa do Nordeste

Esportes

Bahia vence o Fortaleza e avança para a semifinal da Copa do Nordeste

Esquadrão de Aço bateu o Tricolor do Pici por 2 a 1 pelo jogo único das quartas de final

Bahia vence o Fortaleza e avança para a semifinal da Copa do Nordeste

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Por: Leandro Aragão no dia 09 de julho de 2025 às 23:32

Atualizado: no dia 09 de julho de 2025 às 23:42

O Bahia garantiu vaga na semifinal da Copa do Nordeste. Na noite desta quarta-feira (9), o Esquadrão de Aço venceu o Fortaleza por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, pelo jogo único das quartas de final. Willian José e Caio Alexandre marcaram para o time baiano no primeiro tempo, enquanto Matheus Pereira descontou para a equipe cearense.

O adversário do Tricolor na semifinal será o Ceará que eliminou o Sport ao vencer nos pênaltis por 4 a 2, após 0 a 0 no tempo normal, na Ilha do Retiro, também na noite desta quarta. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai definir a data e o horário do confronto, que segue sendo disputado em jogo único. Porém, o mando de campo será do time baiano por ter a melhor campanha.

O Bahia volta ao gramado no próximo sábado (12), às 21h, para receber a visita do Atlético-MG, novamente na Arena Fonte Nova, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o quinto colocado na tabela de classificação com 21 pontos, um a mais do que o Galo, que aparece na sétima posição.

Primeiro tempo

O jogo começou movimentado com os dois times buscando o ataque. A primeira finalização do Bahia foi muito perigosa de Juba que pegou de primeira da entrada da área e a bola resvalou na trave antes de sair aos 18 minutos. David Duarte botou João Ricardo para trabalhar ao cabecear no ângulo aos 30 minutos para a grande defesa do goleiro do Fortaleza. Quatro minutos depois, Gilberto caiu na área numa disputa de bola, o VAR fez a checagem silenciosa e recomendou que o árbitro Antônio Dib de Moraes revisasse o lance no monitor que assinalou o pênalti.

Willian José abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com Willian José aos 39 minutos em cobrança de pênalti. O camisa 12 pegou a bola, colocou na marca de cal e bateu forte no canto direito de João Ricardo para balançar as redes. Bahia 1x0 Fortaleza

Marcos Felipe salvou o Esquadrão de Aço aos 48 minutos. Marinho invadiu a área e finalizou, a bola desviou em Brítez no meio do caminho, mas o arqueiro do time baiano conseguiu se recuperar e fazer uma grande defesa.

Caio Alexandre amplia para o Esquadrão de Aço
O Bahia ampliou o placar com Caio Alexandre, que fez valer a "Lei do Ex", aos 51 minutos para marcar o segundo gol. O camisa 19 arriscou de fora da área e João Ricardo acabou falhando ao tentar segurar e a bola entra no fundo da meta. Bahia 2x0 Fortaleza

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações. Aos nove minutos, Antônio Dib de Moraes marcou pênalti apontando toque de mão de Gustavo Mancha na área. Após rever o lance no VAR, o árbitro voltou atrás e anulou a marcação da penalidade máxima.

Matheus Pereira diminui para o Tricolor do Pici
O Fortaleza diminuiu o prejuízo com Matheus Pereira aos 23 minutos. Após bate e rebate na entrada da área, a bola sobrou para o volante que chutou e balançou as redes. Bahia 2x1 Fortaleza

O Tricolor do Pici assustou aos 28 minutos na cabeçada de Deyverson que passou por cima da meta de Marcos Felipe. Mas a arbitragem invalidou o lance apontando impedimento na jogada. Cinco minutos depois foi a vez de Marinho soltar a bomba na cobrança de falta, mas Marcos Felipe espalmou para fora. Aos 42, Kayky desperdiçou boa chance dentro da área, mas finalizou por cima do gol cearense. O Tricolor do Pici respondeu no minuto seguinte e quase empatou, mas Deyverson não conseguiu finalizar. Após o apito final, Brítez e Diogo Barbosa receberam o cartão vermelho.

FICHA TÉCNICA
Bahia 2x1 Fortaleza
Copa Nordeste – Quartas de final (jogo único)
Local:
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 09/07/2025 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Marcio Iglesias Araújo Silva e Mauro Cezar Evangelista de Sousa (ambos do PI)
VAR: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Cartão amarelo: Ramos Mingo (Bahia) / Gustavo Mancha, Marinho, Brítez, Diogo Barbosa, Tinga (Fortaleza)
Cartão vermelho: Brítez, Diogo Barbosa (Fortaleza)

Gols: Willian José, Caio Alexandre (Bahia) / Matheus Pereira (Fortaleza)

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Michel Araujo); Ademir (Kayky), Erick Pulga (Lucho Rodríguez) e Willian José (Tiago). Técnico: Rogério Ceni.

Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Gustavo Mancha e Diogo Barbosa; Lucas Sasha (Breno Lopes), Matheus Pereira (Rodrigo), Martínez (Calebe) e Pochettino; Marinho (Yago Pikachu) e Lucero (Deyverson). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.