
Esportes
Bola de Ouro 2025: mudança no formato e presença brasileira marcam cerimônia
Premiação será a primeira a garantir igualdade entre os gêneros

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A 69ª edição da Bola de Ouro ocorre nesta segunda-feira (22), às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris, com transmissão ao vivo pela TNT e HBO Max. A cerimônia, promovida pela revista France Football, premiará os melhores do futebol mundial da temporada 2024/25, com uma mudança histórica: pela primeira vez, todos os prêmios serão divididos igualmente entre os gêneros masculino e feminino.
Os troféus de melhor jogador, melhor time, melhor treinador, melhor jovem (Kopa), melhor goleiro (Yashin) e maior artilheiro (Gerd Müller) terão versões para homens e mulheres. O Brasil estará representado por Vini Jr. e Raphinha, concorrendo ao prêmio de melhor jogador, enquanto Marta e Amanda Gutierrez disputam a versão feminina.
A escolha dos vencedores será feita por um júri formado por jornalistas de 100 países, com base nas primeiras colocações do ranking da Fifa. Cada membro vota em três indicados, e os mais votados ganham o troféu.
Em 2024, Rodri, do Manchester City, conquistou o principal prêmio, superando Vini Jr., que, após boicotar a cerimônia, recebeu o Fifa The Best dois meses depois.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.