
Esportes
Com dois jogadores a mais, Bahia vence e quebra tabu diante do Flamengo
Esquadrão de Aço encerrou o jejum de triunfos sobre o Mengo que durava desde agosto de 2019

Foto: Letícia Martins/EC Bahia
O Bahia colocou um ponto final no tabu que durava desde agosto de 2019 sem vencer o Flamengo. Com um jogador a mais a partir dos 12 minutos do primeiro tempo e mais outro aos 32 da etapa complementar, o Esquadrão de Aço bateu o Mengo por 1 a 0, na noite deste domingo (5), na Arena Fonte Nova, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar foi definido antes do intervalo com o gol marcado por Willian José.
Com o resultado positivo, o Tricolor assumiu o quinto lugar ao somar 43 pontos e ultrapassar o Mirassol, que tem a mesma pontuação, por causa do número de triunfos. Também com 43, o Botafogo é o quarto, devido ao saldo de gols. Estacionado nos 55, o Rubro-Negro carioca caiu para a vice-liderança, ao ser ultrapassado pelo Palmeiras, também por conta do número de vitórias.
O Bahia ganhará uma folga nesta Data Fifa deste mês de outubro. O próximo desafio do Esquadrão de Aço será diante do rival Vitória no clássico Ba-Vi marcado para o próximo dia 16, às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada do Brasileirão.
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado com os dois times tentando o ataque em jogadas trabalhadas. Aos 12 minutos, o Bahia ficou com um jogador a mais com a expulsão do zagueiro Danilo que acertou o rosto de Tiago com o pé alto ao tentar cortar um lançamento para o jovem atacante. Para recompor a zaga, o técnico Filipe Luís tirou o centroavante Pedro e colocou o zagueiro Cleiton. A partir daí, o Esquadrão de Aço tomou as rédeas da partida impondo seu estilo de jogo empurrando o Mengo para o campo de defesa. Mas aos 42 minutos, o goleiro Ronaldo salvou os donos da casa ao sair do gol para fechar o ângulo de Samuel Lino, que recebeu bom passe de Arrascaeta nas costas de David Duarte.
Willian José abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia saiu na frente com Willian José aos 44 minutos. Jean Lucas levou a melhor na dividida com Cleiton e tocou para Tiago, que tentou passar pela marcação dentro da área, mas a bola sobrou para o camisa 12 bater cruzado, no cantinho de Rossi e balançar as redes. Bahia 1x0 Flamengo
Segundo tempo
Enquanto o Bahia voltou com a mesma formação da primeira etapa, o Flamengo veio com mias três modificações De la Cruz, Carrascal e Samuel Lino deram lugares para Luiz Araújo, Plata e Bruno Henrique, respectivamente. O Tricolor seguiu dominando o jogo. Aos três minutos, Jorginho errou e entregou nos pés de Tiago que chutou forte, mas a bola explodiu em Cleiton e foi para fora. Depois, aos sete, Gilberto avançou e soltou a bomba para a defesa em dois tempos de Rossi. No minuto seguinte, o Mengo foi para o ataque com Luiz Araújo que fez fila, mas acabou sendo desarmado. No contra-ataque, Ademir chegou perto da área e bateu forte para a defesa do goleiro rubro-negro. O Tricolor teve um gol anulado marcado por Michel Araújo aos 19 minutos, que recebeu passe de Kayky nas costas da defesa e bateu na saída de Rossi. Mas o VAR invalidou o lance ao apontar impedimento do ataque. Aos 30, Emerson Royal recebeu pela direita, fez o cruzamento, a defesa tricolor afastou mal e ela caiu nos pés de Luiz Araújo que chutou com perigo, mas mandou para fora. Dois minutos depois, o Mengo perdeu mais um jogador expulso. Wallace Yan, que havia entrado aos 22 minutos no lugar de Arrascaeta, recebeu o segundo amarelo e depois o vermelho. O primeiro havia sido aos 31 por reclamação e depois, aos 32 por acertar o braço em Gilberto. Aos 40, Rogério Ceni colocou o jovem Kauê Furquim no lugar de Everton Ribeiro. Ronaldo voltou a salvar o Tricolor aos 42 ao defender o desvio de Léo Ortiz. Aos 46, Rossi saiu jogando errado fora da meta, mas Kauê Furquim não soube aproveitar o presente.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1x0 Flamengo
Campeonato Brasileiro – 27ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 05/10/2025 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Wagner Reway (SC)
Cartão amarelo: Willian José, Gilberto, Kayky (Bahia) / De la Cruz, Wallace Yan, duas vezes, Jorginho (Flamengo)
Cartão vermelho: Danilo, Wallace Yan (Flamengo)
Gol: Willian José (Bahia)
Bahia: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Rezende e Iago Borduchi; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Kauê Furquim); Ademir (Kayky), Tiago (Michel Araujo) e Willian José (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.
Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; Jorginho, De la Cruz (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Wallace Yan); Carrascal (Plata), Samuel Lino (Bruno Henrique) e Pedro (Cleiton). Técnico: Filipe Luís.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.