Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Presidente da Fifa cogita mudar data da Copa de 2026 por causa das mudanças climáticas

Esportes

Presidente da Fifa cogita mudar data da Copa de 2026 por causa das mudanças climáticas

Gianni Infantino sugeriu que o torneio, previsto para junho e julho, possa ser realizado em março ou outubro, buscando melhores condições climáticas

Presidente da Fifa cogita mudar data da Copa de 2026 por causa das mudanças climáticas

Foto: Reprodução Fifa

Por: Metro1 no dia 09 de outubro de 2025 às 17:24

Gianni Infantino, presidente da Fifa, confirmou a possibilidade de mudança da data da Copa do Mundo de 2026, que está prevista para acontecer entre junho e julho. A alteração pode acontecer para adaptar o futebol aos efeitos das mudanças climáticas, segundo ele, a entidade precisa ter “mente aberta” para rever o calendário e escolher meses com condições mais favoráveis de jogo.

Infantino sugeriu, durante a Assembleia Geral da Associação Europeia de Clubes, em Roma, que a Copa possa ser disputada em março ou outubro, por serem meses com melhores condições climáticas nos países-sede, Estados Unidos, Canadá e México. 

Em defesa da mudança, o presidente da Fifa afirmou que o calendário não favorece o campeonato, continentes como Europa e Ásia, por exemplo, apresentam suas temporadas com término justamente na metade de cada ano. Os jogadores podem entrar em campo com menos disposição física e no intervalo de férias. Ao passo que os atletas que atuam na América levam vantagem por estarem no meio da sequência de partidas.

“Temos verão e inverno, e no mundo, se você quiser jogar ao mesmo tempo, em todos os lugares, você pode jogar em março ou outubro. Em dezembro, não se poder jogar em uma parte do mundo e, em julho, não se pode em outra. Precisamos considerar estes elementos e ver como podemos torná-lo melhor para todos. Talvez haja maneiras de otimizar o calendário. Estamos discutindo. Temos de ter mente aberta”, afirmou ele.