
Esportes
Tabu mantido! Vitória bate o Bahia no Barradão pela Série A do Brasileiro
Colossal vence o Tricolor por 2 a 1 e chegou ao 6º jogo de invencibilidade em casa na elite do país

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
O Vitória manteve o tabu de nunca ter perdido pelo Bahia no Barradão em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (16), o Colossal bateu o rival Tricolor por 2 a 1, no clássico Ba-Vi 504, pela 28ª rodada da competição nacional. O Leão estufou as redes com Renato Kayzer e Raúl Cáceres, enquanto Tiago descontou para o Esquadrão de Aço.
Com o resultado positivo, o Leão segue abrindo a zona de rebaixamento ocupando o 17º lugar na tabela de classificação com 28 pontos, três a menos do que o Santos, que está fora da degola em 16º. Estacionado nos 43, o Esquadrão de Aço segue na sexta colocação, atrás do Botafogo, que é o quinto com a mesma pontuação.
O Vitória encara o Santos na próxima segunda (20), às 21h30, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada. Enquanto o Bahia volta ao gramado na véspera, domingo (19), às 20h30, para medir forças com o Grêmio, na Arena Fonte Nova.
Primeiro tempo
Com dois minutos de bola rolando, o Vitória chegou com muito perigo na jogada de Erick que tocou para Cáceres que chutou para a grande defesa de Ronaldo salvando o Bahia. Pressão rubro-negra e no minuto seguinte, Ramon cruza, Kayzer tenta o cabeceio, a bola sobra para Ronald que não domina e Cáceres bate forte para o gol, mas ela explode na defesa tricolor. O Leão criou boa oportunidade aos 10 minutos no lançamento para Cantalapiedra que dominou pela esquerda e finalizou obrigando Ronaldo a fazer a defesa de mão trocada para manter o placar em branco. O árbitro Anderson Daronco marcou pênalti a favor do Leão, aos 22 minutos, pelo toque na mão de Arias no cruzamento de Ramon.
Colossal sai na frente com Kayzer
O Vitória abriu o placar com Renato Kayzer aos 24 minutos. Logo após a marcação da penalidade máxima, o camisa 79 colocou a bola debaixo do braço. Na cobrança, ele chutou forte no ângulo direito de Ronaldo para estufar as redes. Vitória 1x0 Bahia
O jogo foi paralisado aos 33 minutos para atendimento médico em Erick no gramado. Enquanto o atacante deixava o campo de maca para tentar se recuperar, o meia Matheuzinho iniciou o aquecimento.
Tiago iguala para o Esquadrão de Aço
O Bahia chegou ao empate com Tiago aos 40 minutos. Acevedo arranca por dentro, faz fila e toca para o jovem atacante que escapa do marcador, domina e finaliza de frente com Lucas Arcanjo para colocar a bola no fundo das redes. Vitória 1x1 Bahia
Segundo tempo
O Vitória voltou dos vestiários com Dudu no lugar de Ronald, enquanto que o Bahia manteve a mesma formação da etapa inicial. Os dois times criaram boas chances, mas sem conseguir marcar. Aos sete minutos, Dudu desperdiçou uma chance incrível ao sair na cara do gol e parar na grande defesa de Ronaldo. Depois foi a vez de Lucas Arcanjo manter o placar em 1 a 1 ao defender a finalização de Ademir, que recebeu bom lançamento de Gabriel Xavier aos 11.
Cáceres recoloca o Colossal na frente
O Vitória marcou o segundo gol com Raúl Cáceres aos 18 minutos. Cruzamento de Ramon pela esquerda, Kayzer tenta de cabeça, a defesa não corta e a bola sobra para o paraguaio que chuta de esquerda para balançar as redes. Vitória 2x1 Bahia
O Colossal quase marcou o terceiro gol aos 22 minutos com Dudu que desviou o cruzamento de Matheuzinho, mas a bola passou raspando pela trave esquerda de Ronaldo. O Esquadrão de Aço teve boa chance aos 37 minutos na jogadaça de Cauly que carregou da esquerda para o meio e bateu colocado, mas a bola desviou na defesa e passou por cima da meta. O Leão ficou com um jogador a menos com a expulsão de Dudu, que recebeu dois cartões amarelos por duas faltas aos 51 minutos.
FICHA TÉCNICA
Vitória 2x1 Bahia
Campeonato Brasileiro – 28ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 16/10/2025 (quinta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinto (ambos da BA)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartão amarelo: Renato Kayzer, Camutanga, Ronald, Erick, Baralhas, Dudu, duas vezes (Vitória) / Ademir, Cauly (Bahia)
Cartão vermelho: Dudu (Vitória)
Gols: Renato Kayzer, Raúl Cáceres (Vitória) / Tiago (Bahia)
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Baralhas e Ronald (Dudu); Aitor Cantalapiedra (Matheuzinho), Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.
Bahia: Ronaldo; Arias, David Duarte, Gabriel Xavier e Rezende (Michel Araujo); Acevedo (Iago Borduchi), Jean Lucas e Rodrigo Nestor (Cauly); Ademir (Ruan Pablo), Sanabria (Kayky) e Tiago. Técnico: Rogério Ceni.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.