
Esportes
Brasil lança Rota Turística de Futebol do Mercosul para impulsionar turismo esportivo
Nova iniciativa conecta estádios e museus de seis países sul-americanos, celebrando a paixão pelo futebol e fortalecendo a integração regional

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura RJ
A América do Sul, a partir desta quarta-feira (22), passa a contar com a Rota Turística de Futebol do Mercosul, uma nova atração voltada ao turismo esportivo. A iniciativa foi lançada pelo Brasil, que atualmente preside o bloco, e busca valorizar o futebol como símbolo de identidade e união entre os países da região.
Nesta primeira etapa, a rota reunirá estádios e museus do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, conectando destinos históricos do esporte mais popular do continente.
Entre os locais brasileiros que farão parte da rota estão o Maracanã, o Allianz Parque, a Neo Química Arena, a Vila Belmiro, o Beira-Rio, a Arena do Grêmio, a Arena Castelão, o Estádio Mangueirão, a Arena BRB Mané Garrincha, além do Museu do Futebol, Museu Pelé, Museu do Flamengo e Museu do Botafogo.
Segundo o Ministério do Turismo, o projeto pretende destacar os estádios e espaços esportivos com relevância histórica, valor simbólico e atratividade turística. Também serão considerados aspectos como acessibilidade, infraestrutura, oferta de visitas guiadas e centros de memória.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.