
Esportes
Brasil é o segundo país que mais lucrou com vendas de jogadores na última década
Clubes brasileiros faturaram 2,6 bilhões de euros em transferências internacionais, ficando atrás apenas da França, segundo o Observatório do Futebol

Foto: Divulgação/Real Madrid
O Brasil foi o segundo país que mais faturou com vendas de jogadores nos últimos dez anos, com um total de 2,6 bilhões de euros (cerca de R$ 15 bilhões), segundo um estudo do Observatório do Futebol. A França lidera o ranking, com 3,9 bilhões de euros, enquanto a Espanha aparece em terceiro lugar, com 2,2 bilhões.
O levantamento considera apenas as transferências internacionais de atletas formados nos próprios países. Além de França, Brasil e Espanha, apenas três outras nações ultrapassaram a marca de 2 bilhões de euros em vendas.
Entre os brasileiros negociados, 50,1% tinham 20 anos ou menos — a maior proporção entre os dez países que mais venderam jogadores. “Além das transferências dos maiores destaques jovens para os clubes mais ricos da Europa, ainda veremos uma quantidade enorme de atletas que nem chegam a atuar nas equipes principais deixando o Brasil”, avaliou Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no país.
De acordo com o site Sambafoot, o Palmeiras lidera o ranking nacional de exportações nos últimos cinco anos, com 73 vendas, seguido pelo Internacional, com 65.
Top 10 países que mais lucraram com vendas de jogadores (2016–2025):
- França – 3,9 bilhões de euros
- Brasil – 2,6 bilhões de euros
- Espanha – 2,2 bilhões de euros
- Portugal – 1,9 bilhão de euros
- Holanda – 1,63 bilhão de euros
- Inglaterra – 1,6 bilhão de euros
- Argentina – 1,5 bilhão de euros
- Alemanha – 1,4 bilhão de euros
- Itália – 1 bilhão de euros
- Bélgica – 847 milhões de euros
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

