Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Bahia é surpreendido pelo Fortaleza e conhece sua 2ª derrota na Fonte Nova

Esportes

Bahia é surpreendido pelo Fortaleza e conhece sua 2ª derrota na Fonte Nova

Tricolor baiano teve a sequência interrompida de cinco triunfos seguidos e deixou o G-5

Bahia é surpreendido pelo Fortaleza e conhece sua 2ª derrota na Fonte Nova

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Por: Leandro Aragão no dia 20 de novembro de 2025 às 20:04

Atualizado: no dia 20 de novembro de 2025 às 20:07

O Bahia teve sua sequência interrompida de cinco triunfos consecutivos ao conhecer sua segunda derrota na Arena Fonte Nova neste Campeonato Brasileiro. Na noite chuvosa desta quinta-feira (20), o Tricolor baiano foi surpreendido pelo Fortaleza e perdeu por 3 a 2, pela 34ª rodada. Bareiro, Herrera e Deyverson marcaram os gols dos visitantes, enquanto Willian José e Tiago descontaram para o time baiano.

Estacionado nos 53 pontos, o Esquadrão de Aço deixa o G-5 da tabela de classificação ao despencar para o sétimo lugar, sendo ultrapassado pelo Fluminense, que agora é o sexto com 54, e pelo Botafogo, que assumiu a quinta posição com 55. Já o Tricolor do Pici subiu para a 18ª colocação ao somar 34, três a menos para sair da zona de rebaixamento.

O Bahia vai tentar a reabilitação no próximo domingo (23), às 16h, contra o Vasco, novamente na Fonte Nova, pela 35ª rodada.

Primeiro tempo

O Fortaleza chutou a primeira no primeiro minuto de bola rolando com Pochettino que se aproveitou do passe errado de Juba e arriscou de fora da área. Aos quatro, Erick Pulga bateu colocado de dentro da área e o goleiro Brenno desviou com a ponta dos dedos para escanteio. Aos 11 minutos, o Tricolor do Pici chegou a balançar as redes com Bareiro que recebeu lançamento na área, dominou e tocou de cobertura para vencer Ronaldo. Mas a arbitragem invalidou o lance apontando impedimento do atacante e a posição irregular foi confirmada pelo VAR. Aos 17, Willian José falhou na finalização na assistência de Pulga e Brenno ficou com a bola. O time cearense desperdiçou a melhor chance do jogo aos 23 minutos, no cruzamento de Breno Lopes que Bareiro chutou no travessão com o gol aberto. O Esquadrão de Aço respondeu no minuto seguinte com Pulga que cabeceou para fora. Aos 28, Pulga balançou na frente da marcação e soltou a bomba que foi espalmada para frente por Brenno, mas Ademir não conseguiu aproveitou.

Bareiro abre o placar para os visitantes
O Fortaleza abriu o placar aos 29 minutos com Bareiro. Herrera fez a jogada pela direita, passou por Juba e descolou o cruzamento que foi desviado pelo camisa 27. Bahia 0x1 Fortaleza

O Tricolor do Pici armou bom contra-ataque aos 31 e quase marcou o segundo gol. Mas a arbitragem apontou impedimento do ataque cearense.

Herrera amplia para o time cearense
O Fortaleza marcou o segundo gol com Herrera aos 35 minutos. Pochettino cruzou na área e o atacante argentino cabeceou no canto de Ronaldo. Após checagem o VAR confirmou o tento. Bahia 0x2 Fortaleza

Segundo tempo

Em desvantagem no placar, o técnico Rogério Ceni mexeu no time durante o intervalo tirando Caio Alexandre e Erick para as entradas de Acevedo e Tiago, respectivamente. Enquanto o Fortaleza manteve a mesma formação da etapa inicial. O time cearense chegou no ataque aos 10 minutos na roubada de bola de Pochettino que tocou para Bareiro e finalizou para a defesa de Ronaldo. O zagueiro David Duarte sentiu um problema muscular e Ceni, que iria colocar Kanu, mudou de ideia e promoveu a entrada de Everton Ribeiro. Aos 17 minutos, Juba deu belo passe para o camisa 10. Ele descolou boa enfiada para Pulga que chutou na rede do lado de fora. Dois minutos depois, Everton Ribeiro cruzou para Ademir que acabou sendo drerrubado por Pochettino na área e o árbitro Rafael Klein assinalou o pênalti.

Willian José diminui para o Esquadrão de Aço
O Bahia marcou seu primeiro gol no jogo com Willian José aos 20 minutos. O camisa 12 bateu o pênalti com frieza, deslocando o goleiro Brenno e mandando no canto esquerdo para balançar as redes. Bahia 1x2 Fortaleza

Aos 27 minutos, Ademir desperdiçou a chance do empate ao receber na grande área, mas finalizou em cima da marcação. No minuto seguinte, o camisa 7 recebeu de Everton Ribeiro e chutou rasteiro obrigando o arqueiro do time cearense a se esticar e desviar para fora.

Deyverson faz o terceiro dos visitantes
O Fortaleza jogou uma ducha de água fria na reação dos donos da casa com o gol de Deyverson aos 29 minutos. Herrera fez bela jogada, tocou para Breno Lopes que não conseguiu o domínio. A bola sobrou para o camisa 18 que bateu forte para ampliar. Bahia 1x3 Fortaleza

O Tricolor baiano quase marcou o segundo gol aos 37 minutos. Cruzamento na área cearense, Gazal cabeceia contra o patrimônio, ela bate no goleiro Brenno e Tiago acaba finalizando para fora.

Tiago marca o segundo do Tricolor baiano
O Bahia chegou ao segundo gol com Tiago aos 43 minutos. Cobrança rápida de escanteio por Everton Ribeiro, Ademir cruzou para a área e o camisa 77 empurrou para o fundo das redes. Bahia 2x3 Fortaleza

Aos 46 minutos, Ramos Mingo salvou o Bahia de sofrer o quarto ao cortar em cima da linha a finalização de Pikachu. Aos 50, Willian José aproveitou a sobra, mas bateu para fora.

FICHA TÉCNICA
Bahia 2x3 Fortaleza
Campeonato Brasileiro – 34ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 20/11/2025 (quinta-feira)
Horário: 18h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartão amarelo: Ademir (Bahia) / Bareiro, Diogo Barbosa, Brenno, Pierre, Bruno Pacheco (Fortaleza)

Gols: Willian José, Tiago (Bahia) / Bareiro, Herrera, Deyverson (Fortaleza)

Bahia: Ronaldo; Gilberto (Cauly), David Duarte (Everton Ribeiro), Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Erick (Tiago) e Jean Lucas; Ademir (Kayky), Erick Pulga e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.

Fortaleza: Brenno; Mancuso, Gastón Ávila, Lucas Gazal e Bruno Pacheco; Pierre, Matheus Pereira (Pablo Roberto) e Pochettino (Allanzinho); Herrera (Yago Pikachu), Breno Lopes (Matheus Rossetto) e Bareiro (Deyverson). Técnico: Martín Palermo.