
Esportes
Fifa avalia mudanças no VAR para a Copa de 2026
Revisão de escanteios e outras exceções podem ser liberadas exclusivamente para o Mundial

Foto: Divulgação/ CBF
A Copa do Mundo de 2026 pode trazer mudanças importantes no uso do árbitro de vídeo. A Fifa discute a criação de regras especiais para o VAR exclusivamente para o Mundial, incluindo a possibilidade de revisar escanteios assinalados de forma incorreta, algo que hoje não é permitido pelo protocolo de arbitragem.
A informação, divulgada pelo jornal britânico The Telegraph, aponta que o tema foi apresentado em uma reunião técnica com o International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do futebol. A ideia, porém, dividiu opiniões. Ainda assim, existe a possibilidade de que a alteração seja adotada apenas para o torneio, já que o IFAB pode autorizar exceções em competições de curta duração.
A proposta faz parte do esforço da Fifa para minimizar erros evidentes durante o Mundial. Em outubro, outra possibilidade também entrou em debate: permitir que o VAR atue em casos de expulsões injustas por segundo cartão amarelo, medida que ainda enfrenta resistência por envolver interpretações subjetivas.
Outras ideias mais ousadas chegaram a ser discutidas, como tornar a bola “morta” após uma defesa do goleiro em cobranças de pênalti, eliminando o rebote. Essa sugestão, no entanto, foi descartada.
Todas as propostas serão avaliadas oficialmente em 20 de janeiro de 2026, durante a reunião de negócios do IFAB. Só depois dessa etapa será definida a pauta que irá à votação na assembleia anual da entidade, marcada para 28 de fevereiro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

