
Esportes
É pra quem acredita! Vitória vence o São Paulo e se livra do rebaixamento
Colossal bateu o Tricolor paulista por 1 a 0, assumiu o 15º lugar e vai seguir na Série A

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
O Vitória é pra quem acredita! Empurrado pela sua torcida, o Colossal escapou do rebaixamento na última rodada. Na tarde deste domingo (7), o Leão bateu o São Paulo por 1 a 0, no Barradão. O gol da permanência foi marcado por Baralhas no segundo tempo.
O Rubro-Negro somou 45 pontos e assumiu o 15º lugar na tabela de classificação. Ceará em 17º e Fortaleza em 18º, ambos com 43, se juntaram a Juventude e Sport que já estavam rebaixados de forma antecipada. Estacionado nos 51, o Tricolor paulista ficou na oitava posição.
O Vitória volta a jogar somente na temporada de 2026. O primeiro desafio do ano será a disputa do Campeonato Baiano previsto para começar no dia 10 de janeiro. A estreia do Leão será em casa contra o Atlético de Alagoinhas.
Primeiro tempo
O jogo começou, mas o árbitor Wilton Pereira Sampaio voltou atrás e recomeçou a partida, por conta do atraso de outros duelos da rodada. O primeiro chute do Vitória foi justamente de Erick, aos quatro minutos, que ganhou na disputa e chutou de dentro da área para a defesa de Rafael. O Leão pediu pênalti em Renato Kayzer aos oito minutos, que recebeu na área e acabou caindo na dividida com Arboleda. Mas após revisão do lance pelo VAR, o árbitro mandou o jogo seguir. O time baiano pediu outro pênalti aos 12 na bola levantada na área buscando Ramon que caiu na disputa aérea com Rafael Tolói, mas o juiz mandou o jogo seguir novamente. O São Paulo assustou na jogada ensaiada na cobrança de falta que passou pelo lado da meta de Thiago Couto aos 15. A resposta do Leão veio logo na sequência no chute de fora da área de Willian Oliveira que obrigou Rafael a fazer grande defesa. O Colossal quase marcou o primeiro gol aos 22 minutos no chute colocado de Erick que Rafael tirou com a ponta dos dedos. O Leão teve outra grande chance aos 32 no chute de Willian Oliveira da entrada da área, mas Rafael espalmou. Aos 46 minutos, Thiago Couto salvou o Leão ao fazer grande defesa na finalização de Tapia após contra-ataque paulista. Aos 48, Ramon desperdiçou oportunidade preciosa ao receber de Erick na entrada da área, livre de marcação, mas mandou para fora.
Segundo tempo
Os dois times voltaram dos vestiários modificados. Pelo lado dos donos da casa, o Vitória trocou Camutanga e Cantalapiedra por Dudu e Matheuzinho, respectivamente. Enquanto o São Paulo tirou Alisson e Ferreirinha para as entradas de Pablo Maia e Patrick, nesta sequência. O Leão teve boa chance com Erick aos 11 minutos que invadiu a área e bateu cruzado, mas mandou para fora. Thiago Couto operou um milagre aos 15 minutos no chute de Lucca. Mas o lance foi invalidado pela arbitragem que anotou um impedimento.
Baralhas marca para o Colossal
O Vitória abriu o placar com Baralhas aos 22 minutos. Roubada de bola no campo de ataque, Kayzer recebe e toca para Fabri, que faz o pivô e ajeita para o camisa 44 entrar na área e bater no canto direito de Rafael para balançar as redes e a torcida fazer a festa. Vitória 1x0 São Paulo
O Colossal quase fez o segundo aos 28 minutos com Fabri, que recebeu na frente, saiu de cara para o gol, mas chutou fraco nas mãos de Rafael.
FICHA TÉCNICA
Vitória 1x0 São Paulo
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 07/12/2025 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartão amarelo: Camutanga, Baralhas, Willian Oliveira (Vitória) / Ferreirinha (São Paulo)
Gol: Baralhas (Vitória)
Vitória: Thiago Couto; Raúl Cáceres (Fabri), Camutanga (Dudu), Neris, Zé Marcos e Ramon; Baralhas (Ronald) e Willian Oliveira; Erick, Aitor Cantalapiedra (Matheuzinho) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.
São Paulo: Rafael; Rafael Tolói, Arboleda e Sabino; Cédric (Paulinho), Luiz Gustavo (Pedro Ferreira), Alisson (Pablo Maia), Marcos Antônio e Ferreirinha (Patrick); Luciano (Rigoni) e Tapia. Técnico: Hernán Crespo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

