
Esportes
Vitória Miranda é eleita melhor tenista jovem da temporada 2025
Primeira brasileira a conquistar o Prêmio Júnior do Ano da ITF, mineira brilhou em Grand Slams e no Parapan de Jovens

Foto: Divulgação/CPB
Pela primeira vez, uma brasileira conquistou o Prêmio Júnior do Ano da Federação Internacional de Tênis (ITF). A mineira Vitória Miranda, de 18 anos, foi eleita a melhor jogadora júnior de tênis em cadeira de rodas da temporada 2025. O reconhecimento foi concedido pela entidade máxima da modalidade, responsável também pela organização de torneios juvenis e profissionais, além da Copa Davis e da Billie Jean King Cup.
Natural de Belo Horizonte, Vitória teve um ano histórico. Em 2025, acumulou 18 títulos no circuito juvenil, dez em simples e oito em duplas. Os principais resultados vieram nos Grand Slams juvenis do Aberto da Austrália e de Roland Garros, onde conquistou a chamada “dobradinha”, vencendo as disputas de simples e duplas em ambos os torneios. A atleta também brilhou no Parapan de Jovens de Santiago, no Chile, ao faturar duas medalhas de ouro: uma no simples e outra nas duplas mistas, ao lado de Luiz Calixto.
Além do sucesso na base, a mineira também se destacou no circuito adulto. Ela foi campeã de simples nos torneios ITF Future Series realizados em São Paulo (SP), Uberlândia (MG), Caldas Novas (GO) e Barranquilla, na Colômbia.
O Prêmio Júnior do Ano da ITF também considera a atuação fora das quadras. Segundo a federação, Vitória se destaca por ministrar palestras motivacionais em escolas e eventos comunitários, onde compartilha sua trajetória no esporte e reforça valores como acessibilidade, perseverança e empoderamento de pessoas com deficiência.
Na categoria masculina, o vencedor foi o australiano Jim Woodman, de 16 anos, que encerrou a temporada na oitava colocação do ranking mundial júnior após iniciar o ano em 20º. Em dezembro, Vitória Miranda também havia sido eleita a melhor atleta de tênis pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em cerimônia realizada em São Paulo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

