Sábado, 10 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Gerson desembarca em Belo Horizonte para oficializar acordo com o Cruzeiro

Esportes

Gerson desembarca em Belo Horizonte para oficializar acordo com o Cruzeiro

Gerson desembarca em Belo Horizonte para oficializar acordo com o Cruzeiro

Foto: Thaynara Amaral/Central da Toca

Por: Metro1 no dia 09 de janeiro de 2026 às 13:36

O meia Gerson chegou a Belo Horizonte no fim da manhã desta terça-feira para realizar exames médicos e formalizar sua contratação pelo Cruzeiro. O vínculo será válido até dezembro de 2029. A Raposa acertou a compra do jogador junto ao Zenit por 27 milhões de euros (aproximadamente R$ 176 milhões), com mais três milhões de euros previstos em bônus.

O atleta desembarcou em voo fretado, no avião do dono da SAF cruzeirense, Pedro Lourenço. No aeroporto, foi recepcionado por funcionários do clube e seguiu diretamente para a Toca da Raposa, onde teve contato com centenas de torcedores e falou brevemente pela primeira vez como jogador celeste.

O contrato terá duração de quatro anos, e Gerson deve iniciar os treinamentos com o elenco nos próximos dias. A estreia, porém, depende da regularização do nome no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol. Com o início do Campeonato Brasileiro previsto para o fim do mês, o Cruzeiro utilizará formações alternativas nas primeiras rodadas do Mineiro.

Desde dezembro, Gerson estava no Rio de Janeiro, aproveitando o período de pausa do futebol russo em razão do inverno rigoroso. Ele era esperado de volta ao Zenit para uma intertemporada, mas a reapresentação foi cancelada após o avanço das tratativas com o clube mineiro.

Bastidores da negociação

Inicialmente, o Zenit indicou que só liberaria o jogador mediante o pagamento de 40 milhões de euros. A primeira investida do Cruzeiro foi de 12 milhões de euros fixos, além da inclusão do zagueiro Jonathan Jesus, avaliado em outros 12 milhões de euros — proposta recusada pelos russos.

Na sequência, a Raposa elevou a oferta para 25 milhões de euros, sem envolver o defensor, atendendo a um pedido do técnico Tite. Após contraproposta do Zenit, as partes chegaram a um acordo.

Nos bastidores, a diretoria celeste demonstrava confiança no desfecho positivo desde o fim do ano passado. Jogadores do atual elenco também acompanharam de perto o andamento das conversas durante o período de férias.

Gerson havia sido negociado com o clube russo no meio do ano passado, após deixar o Flamengo, mas teve pouco espaço: atuou em 12 partidas, marcou um gol e ficou afastado por mais de um mês em razão de uma lesão muscular.