
Esportes
Lula se reúne com presidente da FIFA para reforçar interesse do Brasil sediar Copa do Mundo de Clubes
A reunião contou com a participação do presidente da CBF, Samir Xaud, o ministro do Esporte, André Fufuca e o técnico da Seleção, Carlo Ancelotti

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta segunda-feira (26), com o presidente da FIFA Gianni Infantino para reforçar a intenção do Brasil sediar a Copa do Mundo de Clubes, em 2029. A reunião foi feita em conjunto com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, o ministro do Esporte, André Fufuca e o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti.
A CBF já havia deixado clara a intenção de receber a competição desde sua primeira edição em 2025, durante encontros entre Samir Xaud e Infantino. Desta vez, a articulação conta com apoio do Governo Federal.
Apesar de ainda não existir um processo de candidatura aberto pela FIFA, alguns países, além do Brasil, já demonstram interesse em sediar a competição, cuja primeira edição foi nos Estados Unidos. Outros países interessados são a Espanha, Marrocos e Catar. O Catar foi a sede da última Copa do Mundo de seleções, Estados Unidos sediará a Copa de 2026 e Marrocos e Espanha serão sede em 2030. Entretanto, a decisão deste torneio de clubes não está necessariamente atrelada ao país que irá receber o torneio de seleções.
A ideia de uma Copa do Mundo de Clubes no Brasil é vista, desde o ano passado, por amantes do esporte e jornalistas, como uma oportunidade de alavancar o futebol brasileiro e trazer visibilidade para as competições locais. As equipes brasileiras que participaram do último Mundial tiveram um desempenho que surpreendeu os europeus e derrotaram alguns dos principais times da Europa.
Flamengo é a primeira equipe da América do Sul já classificada para a edição de 2029, ao vencer a Libertadores da América 2025. Será a segunda participação seguida da equipe na competição. As outras vagas serão definidas com as conquistas de competições continentais até lá.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

