Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Lula se reúne com presidente da FIFA para reforçar interesse do Brasil sediar Copa do Mundo de Clubes

Esportes

Lula se reúne com presidente da FIFA para reforçar interesse do Brasil sediar Copa do Mundo de Clubes

A reunião contou com a participação do presidente da CBF, Samir Xaud, o ministro do Esporte, André Fufuca e o técnico da Seleção, Carlo Ancelotti

Lula se reúne com presidente da FIFA para reforçar interesse do Brasil sediar Copa do Mundo de Clubes

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 26 de janeiro de 2026 às 14:01

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta segunda-feira (26), com o presidente da FIFA Gianni Infantino para reforçar a intenção do Brasil sediar a Copa do Mundo de Clubes, em 2029. A reunião foi feita em conjunto com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, o ministro do Esporte, André Fufuca e o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti.

A CBF já havia deixado clara a intenção de receber a competição desde sua primeira edição em 2025, durante encontros entre Samir Xaud e Infantino. Desta vez, a articulação conta com apoio do Governo Federal.

Apesar de ainda não existir um processo de candidatura aberto pela FIFA, alguns países, além do Brasil, já demonstram interesse em sediar a competição, cuja primeira edição foi nos Estados Unidos. Outros países interessados são a Espanha, Marrocos e Catar. O Catar foi a sede da última Copa do Mundo de seleções, Estados Unidos sediará a Copa de 2026 e Marrocos e Espanha serão sede em 2030. Entretanto, a decisão deste torneio de clubes não está necessariamente atrelada ao país que irá receber o torneio de seleções.

A ideia de uma Copa do Mundo de Clubes no Brasil é vista, desde o ano passado, por amantes do esporte e jornalistas, como uma oportunidade de alavancar o futebol brasileiro e trazer visibilidade para as competições locais. As equipes brasileiras que participaram do último Mundial tiveram um desempenho que surpreendeu os europeus e derrotaram alguns dos principais times da Europa. 

Flamengo é a primeira equipe da América do Sul já classificada para a edição de 2029, ao vencer a Libertadores da América 2025. Será a segunda participação seguida da equipe na competição. As outras vagas serão definidas com as conquistas de competições continentais até lá.