Sexta-feira, 10 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Copa de 2026 terá novas regras para o uso do VAR

Esportes

Copa de 2026 terá novas regras para o uso do VAR

Fifa define mudanças em substituições, reposição de bola e atendimento médico para reduzir interrupções

Copa de 2026 terá novas regras para o uso do VAR

Foto: Divulgação/Fifa

Por: Metro1 no dia 09 de abril de 2026 às 18:35

A FIFA anunciou um conjunto de alterações nas regras para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. As mudanças têm como foco tornar as partidas mais dinâmicas e diminuir paralisações ao longo dos jogos.

Entre as novidades, está a definição de um tempo máximo para substituições. O jogador que deixar o campo deverá sair em até 10 segundos. Caso o prazo não seja cumprido, o atleta que entraria será obrigado a aguardar um minuto para acessar o gramado, deixando a equipe momentaneamente com um a menos.

A reposição de bola também passa a ter limite mais rígido. Laterais e tiros de meta deverão ser cobrados em até cinco segundos após autorização da arbitragem. O descumprimento pode resultar na perda da posse ou até na marcação de escanteio para o adversário.

Outra mudança envolve o atendimento médico em campo. Jogadores atendidos precisarão sair e aguardar um minuto antes de retornar, salvo em lances que resultem em cartão disciplinar. A medida busca evitar interrupções prolongadas.

Além disso, o árbitro de vídeo terá atuação ampliada. O VAR poderá revisar lances de segundo cartão amarelo, evitando expulsões indevidas, e também interferir em decisões equivocadas relacionadas a escanteios.

Segundo a FIFA, o pacote de ajustes faz parte de um esforço para reduzir a chamada “cera”, dar mais fluidez às partidas e aumentar a precisão das decisões durante o torneio.