
Esportes
Entenda a nova regra do check-in digital em hotéis e o que muda para o turista
Ficha de Registro de Hóspedes passa a ser obrigatória para hotéis, mas preenchimento digital não é obrigatório para viajantes

Foto: Freepik
O governo federal tornou obrigatória a adoção da versão digital da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) para hotéis e pousadas em todo o país. A mudança, já em vigor desde a semana passada, permite que os dados sejam preenchidos online, por meio de links ou pelo portal Gov.br, antes mesmo da chegada ao estabelecimento.
Apesar da obrigatoriedade para os meios de hospedagem, os turistas não são obrigados a fazer o check-in de forma digital e ainda podem preencher a ficha manualmente. A proposta da digitalização é agilizar o atendimento e reduzir filas no momento da chegada.
A medida gerou dúvidas e críticas nas redes sociais, com questionamentos sobre possíveis dificuldades de acesso ao Gov.br e até receios de monitoramento de dados. Em resposta, o Ministério do Turismo afirmou que as informações são criptografadas, armazenadas no Serpro e utilizadas apenas para estatísticas de fluxo turístico e apoio à segurança pública.
Segundo o setor de hotelaria, o preenchimento digital pode ser feito antecipadamente, inclusive por aplicativo ou QR Code, o que facilita o processo de check-in. A digitalização, de acordo com o setor, aproxima o Brasil de padrões internacionais, com foco em tornar a experiência do hóspede mais rápida e eficiente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

